Educação

Estudantes da UNIRB desenvolvem aulas práticas em Fazenda Escola e abrigos

Curso de Medicina Veterinária é um dos destaques da faculdade na Bahia

Publieditorial

O contato dos estudantes com a prática auxilia no acesso imediato ao mercado de trabalho em qualquer curso. Por isso, o Centro Universitário UNIRB, na Bahia, tem como um de seus diferenciais a atenção voltada para as aulas ministradas fora das salas de aula, como no curso de Medicina Veterinária, que possui um contato bem próximo com a do mercado de trabalho.

Entre os destaques está a Fazenda Escola, que pertence à faculdade e serve de estágios para os alunos. Ela está situada no município de Mata de São João e conta com uma área de cinco mil hectares de terra para servir de atividades em disciplinas como clínica e cirurgia de grandes e médios animais, reprodução, bovinocultura, caprino e ovinocultura, psicultura, entre outras.

Foto: Divulgação

"A fazenda é o coração da prática acadêmica. Ela dá o suporte para que o aluno vivencie na prática o que aprendeu em sala de aula. Os professores dão o suporte técnico teórico científico que é complementado pela prática junto aos alunos nas visitas ao ambiente em que exercerão sua profissão", garante Cristina Haanwinckel, coordenadora do curso de medicina veterinária da UNIRB.

A faculdade é a primeira instituição de ensino superior da Bahia que dispõe de uma fazenda integrada com outras unidades da rede e uma das poucas de Salvador que possui um modelo parecido. O curso é ofertado pela faculdade em Salvador, Alagoinhas, Feira de Santana, Barreiras e Arapiraca.

“A fazenda tem enorme capacidade para absorver e integrar práticas dos alunos das unidades da UNIRB da região como Alagoinhas, Feira de Santana e Salvador. No entorno da fazenda existe carência de uma grande instituição que permita a prática do exercício da profissão de Medicina Veterinária, assim como um local para que proprietários de animais possam encaminhar suas demandas. A fazenda veio para suprir esta lacuna que está em construção um hospital para animais de médio e grande porte”, acrescenta a coordenadora.

Parcerias com abrigos de cães
O curso de Medicina Veterinária da UINIRB também iniciou conversas para estabelecer parcerias com abrigos de animais e PETS de Salvador. “Essas parcerias servem para que os estudantes se familiarizem com as práticas veterinárias, desde os primeiros períodos da faculdade, além do conhecimento teórico indispensável à aprendizagem. Eles atuam em contato com veterinários e passam a estabelecer, assim, um vínculo maior com a prática laboral”, afirma Paulo Alonso, superintendente geral da Rede UNIRB.

Cristina Haanwinckel completa: “as atividades nos abrigos serão várias, desde o conhecimento clínico do estado de saúde dos animais, até projetos de prevenção contra doenças como raiva, parvovirose, cinomose e doenças ligadas ao envelhecimento animal. Além disso, já direcionamos verbas de eventos da Medicina Veterinária da UNIRB em prol destas entidades”.

O superintendente também ressalta que a faculdade tem como compromisso “a qualidade acadêmica dos 93 cursos oferecidos em Salvador, cujas aulas são ministradas por profissionais de notório reconhecimento e professores mestres e doutores”. No curso de Medicina Veterinária, mais da metade dos professores tem doutorado, enquanto a outra parte, mestrado.