Santa Casa

Estudantes de escolas municipais conhecem a obra e história de Carybé

Iniciativa integra a programação Museu da Misericórdia para a 12ª Primavera dos Museus

Especial de Conteúdo
- Atualizada em

Oferecimento
Carybé está sendo o destaque do Museu de Misericórdia, da Santa Casa da Bahia, durante a 12ª Primavera de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). A ação educativa “Traçando arte com Carybé” tem o objetivo de aproximar crianças do universo de criação do artista e mostrar a representatividade da cultura baiana presente em sua obra. Cerca de 300 estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I estão participando da iniciativa, que será aplicada até amanhã. 

O projeto consiste em dinâmicas com o uso de vídeos, conversas e produções criativas dos alunos que serão utilizadas para a construção de um mural ilustrativo. “Queremos que as crianças percebam como os hábitos e costumes dos baianos estão eternizados por Carybé, por meio do seu traço firme e da pincelada de cores vibrantes que conferem um colorido especial a algumas de suas obras”, relata a museóloga do Museu da Misericórdia, Osvaldina Cézar. 


Foto: Divulgação

Primavera de Museus – Organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), a Primavera de Museus tem o objetivo de incentivar os museus a desenvolverem ações socioculturais e educativas em torno de um tema central, de forma que as atividades realizadas sejam revertidas na dinamização dos espaços e resultem no aumento da frequência de visitantes. Em sua 12ª edição, a Primavera dos Museus trabalha o tema “Celebrando a Educação em Museus” e assinala a comemoração de 60 anos do primeiro documento que tratou do papel educativo dos museus, da Declaração do Rio de Janeiro e do lançamento do Caderno da Política Nacional de Educação Museal (PNEM), ocorrido em junho deste ano. 

Sobre o Museu da Misericórdia 

Instalado no local que abrigou o primeiro hospital da Bahia e a sede administrativa da Santa Casa da Bahia, em prédio erguido no século XVII e tombado pelo IPHAN em 1938, o Museu da Misericórdia é um dos mais importantes espaços culturais do Estado e possui em seu acervo obras que contam parte da história da Bahia e do Brasil. Pertencente à Santa Casa da Bahia, o museu também tem em seu espaço a Igreja da Misericórdia, um dos mais significativos monumentos religiosos de Salvador, considerada uma grande representante dos estilos barroco, neoclássico e rococó. O Museu da Misericórdia tem o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.