Educação

Estudantes desenvolvem atividades práticas na Fazenda Escola UNIRB

Fazenda Escola UNIRB situada no município de Mata de São João possui uma área total de cinco mil hectares de terra

Publieditorial*
- Atualizada em

Com intuito de preparar estudantes para o acesso imediato ao mercado de trabalho, o Centro Universitário UNIRB conta com a Fazenda Escola que oferece uma gama de oportunidades práticas para o estudante aliar a teoria vista em sala, com a prática no campo em diversas áreas.

Foto: Divulgação
A Fazenda Escola UNIRB situada no município de Mata de São João possui uma área total de cinco mil hectares de terra. Os estudantes dos cursos de medicina veterinária e tecnológicos em agropecuária desenvolvem atividades práticas voltadas ao manejo nutricional, reprodutivo e sanitário na produção de bovinos de corte, de leite, suínos, ovinos, caprinos e equinos. Destinado ao ensino de noções relativas à criação de animais, a fazenda também possui búfalos, búfalos de leite, piscicultura com todas as espécies de peixes de água doce e avicultura com criação de frangos em escala industrial. No local está instalado o hospital veterinário com atendimento para grandes animais com orientação permanente de um médico veterinário.

Maria Cristina, coordenadora do curso de medicina veterinária cita que a UNIRB é a primeira instituição de ensino superior da Bahia que dispõe de uma fazenda integrada com outras unidades da rede UNIRB, onde todos os alunos ligados às áreas necessitam de atividades práticas para a formação acadêmica, “Com a Fazenda Escola é possível para a comunidade acadêmica construir, modificar e aprimorar os rumos e diretrizes da própria Universidade, fornecendo recursos inovadores para tornar o estudante capaz de atuar de forma competente e criativa”, esclarece.

Foto: Reprodução
Piscicultura, Engenharia de Pesca, Aquicultura e Zootecnia

A Fazenda Escola UNIRB possui de uma área de 300 hectares de água doce com a implantação de um sistema de piscicultura em escala industrial. No local, os graduandos tem a oportunidade de estudar a fase de produção e hábitos de diversas espécies de peixes, como pirarucu, tambaqui, peixe panga, tilápia, tucunaré, entre outros.

Com intuito de contribuir com a atividade prática dos estudantes, a Fazenda Escola está implantando colmeias para a produção de mel e seus derivados. De acordo com o reitor da UNIRB, o professor Carlos Joel, os estudantes dos cursos de zootecnia, agronomia e medicina veterinária poderão se profissionalizar numa área de conhecimento humano que tem extrema carência de profissionais na área, “Interagir nos estudos das espécies e na sua produção dará oportunidade de empreender em áreas que proporcionam rentabilidade”, enfatiza.

Foto: Reprodução
Na área agronômica, o aluno pode estudar pastagens em suas diversas possibilidades de manuseio de solos, estudo de nutrição animal com experiências da produção de diversas proteínas, inclusive estudo de moringa e o NIM, uma planta medicinal utilizada no tratamento de parasitas. Nesta área, o estudante também vivencia na prática o incremento proteico do leite e a sanidade animal.

A estrutura da fazenda está sendo composta por um horto que servirá para a produção de plantas ornamentais e fitoterápica. Na estrutura, os alunos dos cursos de farmácia e de paisagismo iniciarão a vida profissional atuando de forma direta com plantas que possibilitam a produção de remédios, bem como a plataforma de ações de paisagismo.

A Fazenda é também utilizada para atividades práticas dos alunos de ciências agrárias da UNIRB de Salvador, Alagoinhas e Feira de Santana. O local oferece uma estrutura para hospedar alunos interessados em colocar em prática o que tem aprendido em sala de aula nas diversas áreas.

*Conteúdo de responsabilidade do anunciante