Educação

Estudar online: cinco dicas de preparação para vestibulares e concursos

Criar uma rotina de estudos e analisar o rendimento são pontos importantes para alcançar a aprovação

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Vai fazer concurso ou prestar vestibular? Você pode aproveitar várias plataformas online para otimizar seus estudos. O professor de matemática Ferretto, que ficou conhecido pelas revisões e dicas de estudo divulgadas em seu canal no YouTube, separou cinco dicas para melhorar seu desempenho estudando online.

Foto: divulgação
1- Organize-se e crie uma rotina de estudos
“Trace um cronograma, faça planos, definindo as tarefas de maneira específica, com data e horas de estudo marcadas para cumpri-las, e siga esse plano à risca. Eu acredito muito que, quando colocamos um prazo certo para determinada atividade, nossa produtividade aumenta”, explica o professor Ferretto.

2- Analise as condições do ambiente de estudo

O ambiente é um fator muito importante na hora de estudar. Tudo ao redor impacta na concentração do aluno e, consequentemente, no rendimento. No caso do estudo online, além de ser necessário ter acesso à internet, é preciso que o local seja tranquilo, tenha uma estrutura adequada e com boa iluminação.

“Quem estuda em casa, deve procurar um lugar reservado e combinar com seus familiares ou outras pessoas que frequentem o mesmo ambiente, para que evitem interrupções durante o horário de estudo. Além disso, nada de estudar com a TV ligada, música ao fundo, celular com o som alto e com mensagens apitando a todo instante, ou qualquer outro fator que irá tirar a sua concentração”, alerta.

3- Tenha foco e saiba o que cairá nas provas
“Anote tudo, esteja com todos os materiais necessários, faça resumos e exercícios práticos enquanto estuda, se empenhe e, se for preciso, grave a matéria no celular. Além disso, deixe outras preocupações, planos e pensamentos para outro momento. Pense como toda a atenção e esforço dedicado ao aprendizado compensará futuramente”, aconselha.

Além disso, os editais são um bom recurso para saber o que vai cair na prova. “Minha dica é: leia sempre o edital. Lá você saberá, literalmente, tudo o que vai cair na prova e, assim, poderá se preparar devidamente para o exame, estudando de maneira assertiva e efetiva”, comenta o professor.



4- Acompanhe seu rendimento
Quando se estuda online, ainda que o aluno passe horas e horas em frente ao computador, de nada adianta se ele não acompanhar o seu rendimento e verificar se, de fato, aprendeu ou não o que está estudando.

“Você precisa progredir enquanto estuda. Do contrário, estará perdendo tempo. Reveja o conteúdo, refaça os exercícios se for necessário, leia muito e pesquise sobre o assunto, aplicando também na prática o que aprendeu na teoria . E procure verificar sempre sua evolução”, ensina o professor Ferretto.

5- Planeje uma recompensa
Além de todas as dicas anteriores, o professor Ferretto ainda dá mais uma ideia, válida como um “bônus” para o estudante: Segundo ele, recompensar a si mesmo por cada objetivo atingido nos estudos pode ser um poderoso motivador.
“Recompensas simples, terminar os estudos 15 minutos antes ou mesmo uma checada rápida nas redes sociais - ou seja, fatores que costumam atrapalhar os estudos - podem se tornar uma motivação para que você siga em frente”, finaliza.