Saúde

Estudos indicam quatro benefícios de ter níveis ótimos de testosterona

O desequilíbrio desse hormônio pode afetar a autoestima, saúde e até as relações sexuais

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

O bom nível de testosterona no organismo, principalmente nos homens, oferece uma variedade de benefícios para a saúde. De acordo com os profissionais da clínica de medicina nuclear CDM, existem vários estudos mostrando a importância da testosterona no corpo, por isso a reposição hormonal pode ser uma saída. Veja quatro benefícios de manter o bom nível de testosterona.

Foto: divulgação

1- Depressão:
existem estudos que indicam que a diminuição dos níveis de testosterona pode contribuir para o desenvolvimento de depressão. A terapia de reposição hormonal dirigida por médicos demonstraram melhorias no humor e outros fatores relacionados à depressão.

2- Gordura: a reposição hormonal também pode ajudar a diminuir a gordura corporal, devido à maneira como a testosterona ajuda a regular a produção de insulina, glicose e gordura em si. A diminuição dos níveis de testosterona afeta a capacidade do organismo de produzir esses elementos pode fazer com que o tecido adiposo - também conhecido como gordura - se acumule na barriga, nas nádegas, nas coxas e em outros lugares.

3- Massa Muscular: outro benefício importante para a terapia com testosterona pode ser a capacidade do hormônio de aumentar a massa e força muscular. A reposição hormonal pode ajudar a aumentar a síntese de proteína muscular, resultando em mais energia, melhor tônus muscular e um corpo mais musculoso.



4- Desempenho Sexual:
em primeiro lugar, a testosterona é o hormônio sexual masculino. Muitos homens que se submetem à reposição hormonal veem melhorias rápidas e dramáticas em sua libido e em sua capacidade de obter e manter uma ereção.

Os benefícios da terapia de reposição de testosterona continuam sendo estudados.