Sustentabilidade

Evento reúne especialistas em torno de soluções sustentáveis para poluição dos oceanos

Aberto ao público, “Os Oceanos 500 anos depois” será realizado virtualmente no dia 19 de outubro

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Um evento gratuito vai reunir, em uma série de debates, as opiniões e reflexões de especialistas da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do Projeto Tamar sobre a condição atual dos nossos oceanos.

Será no próximo dia 19 de outubro, a partir das 18h, que começa a programação de “Os Oceanos 500 anos depois”. A atividade colocará em perspectiva a emergência global e sensibilização coletiva em torno de soluções que garantam às gerações futuras a possibilidade de também desfrutar dos mares. O evento acontece de forma virtual e a transmissão em português é realizada através do Youtube.

“Os Oceanos 500 anos depois” é uma realização entre o Instituto Cervantes e a empresa Iberdrola-Neoenergia, com participação do Projeto Tamar e Universidade Federal da Bahia (UFBA). A atividade nasce como uma necessidade de reflexão sobre a evolução dos oceanos, tomando como ponto de partida a descoberta desses mares, para fazer uma comparação da condição atual e da destruição que sofreram, bem como o trabalho da ciência e o valor do conhecimento da história como estratégia para a conservação do planeta. 

Trata-se de apostar no empenho de entidades que desenvolvem projetos de melhoria da situação das nossas águas, com práticas sustentáveis, no meio pesqueiro e no consumo, da biologia e da biodiversidade marinha. São aspectos como as ameaças que pairam sobre a biodiversidade, incluindo os efeitos adversos das mudanças climáticas devido ao impacto das ações humanas na ecologia e a importância da gestão inteligente dos resíduos. 

“Os Oceanos 500 anos depois” 
Quando: 19 de outubro (terça-feira), das 18h30 às 20h 

Transmissão:  
Youtube do Instituto Cervantes de Salvador (português)
Youtube do Instituto Cervantes de Recife (espanhol)

Participantes: 

  • Renata Chagas. Diretora do Instituto Neoenergia. 
  • Gonzalo Rostan. Gerente Nacional de Centros de Visitantes Fundação Projeto Tamar.  
  • Berenice Gomes. Coordenadora Geral da Fundação Projeto Tamar. 
  • Prof. Igor Cruz. Universidade Federal da Bahia. Departamento de Oceanografia. 
  • Prof. Janini Pereira. Universidade Federal da Bahia. Departamento de Física da Terra e do Meio Ambiente.