Saúde

Evite estragar a festa: 5 cuidados essenciais para Natal e Réveillon

De acordo com especialista, você não pode exagerar ou descuidar da saúde

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)


Prepare a decoração, a ceia e também seu organismo para as festas de fim de ano. De acordo com o médico Dr. Aier Adriano Costa, coordenador da equipe médica do Docway, você não pode exagerar ou descuidar da saúde. Para te ajudar a não estragar a festa, o especialista listou alguns cuidados.

Foto: reprodução
1- Beba muita água

Durante essa época do ano, com os dias normalmente mais quentes, o cuidado com a hidratação deve ser redobrado, já que o corpo elimina naturalmente mais líquidos e sais minerais do nosso organismo. Vale consumir água de coco também, pois a bebida tem uma composição natural semelhante à do soro fisiológico.

2- Cuidado com o que você come

Caso fique com falta de apetite, prefira consumir alimentos leves e de fácil digestão. Saladas, frutas, legumes e carnes magras. É importante tomar cuidado com os petiscos e sobremesas, que são naturalmente mais pesados e de difícil digestão.

3- Mantenha sua rotina e horários

É importante descansar e se divertir, mas estabelecer horários mais próximos aos do seu dia a dia evitam maiores riscos.

4- Cuidado com a conservação dos alimentos

Durante as compras, evite alimentos que estiverem amassados, batidos e manchados. Cuidado também ao armazenar, já que o consumo de alimentos deteriorados ou mal conservados pode levar a intoxicações alimentares, estragando a sua festa.

5- Cuidado com aquela cervejinha a mais

A maior frequência no consumo de bebidas alcoólicas pode ser prejudicial à saúde. Além de calóricas, quando ingeridas em grandes quantidades, podem levar à desidratação, pois o álcool "retira" a água das células, agindo como um diurético. A dica é intercalar a bebida alcoólica com o consumo de água para ajudar na hidratação do organismo.