Comportamento

Evite o aspecto de roupa 'surrada': aprenda a proteger as roupas de lavagens frequentes

Cuidado com a higienização das roupas, associado ao uso do amaciante, pode proteger as peças do desgaste

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Quer aumentar a vida útil das suas roupas e evitar o aspecto de roupa velha e surrada? Você precisa ter cuidados extras durante a lavagem, principalmente em tempos de pandemia do novo coronavírus em que a frequência de lavagem é maior, para diminuir os riscos de contaminação por microorganismos. 

Para proteger as roupas do desgaste natural causado pela lavagem, alguns cuidados como lavar a roupa do lado avesso, usar água fria, ficar atento às instruções nas etiquetas e usar amaciante podem ajudar na preservação dos tecidos. 

Diferente do que muitas pessoas acham, a principal função do amaciante é conservá-las. Além da maciez e perfume que deixa nas roupas, ele tem o poder de lubrificar as fibras dos tecidos, o que ajuda a reduzir o desgaste e o desbotamento. 

A coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento da marca de amaciante Sonho, Christina Campos, explica que a prevenção ocorre devido à presença de componentes neutralizantes no produto, que atuam nas cargas negativas das fibras dos tecidos, responsáveis por danificá-las, o que deixa as peças com aparência áspera e as cores sem vida.

Porém, a especialista alerta que são necessários alguns cuidados na hora de utilizar o amaciante. Segundo ela, nunca deve-se misturar o sabão utilizado para higienização ao amaciante. “Estes produtos possuem componentes químicos diferentes e incompatíveis. O ideal é respeitar a ordem da lavagem, colocando-os em compartimentos separados. O amaciante deve ser despejado na roupa apenas no ciclo do enxágue”, explica Christina. 

Outra dica muito importante, que pode ajudar a preservar as roupas, é armazenar o produto de forma correta. A profissional explica que o amaciante possui materiais que podem sofrer alterações químicas, a depender das condições de armazenamento de sua embalagem. Por isso, é preciso guardá-lo bem fechado, sem incidência direta de luz solar e em local fresco, para que sua eficácia não seja alterada.