Gastronomia

Expedição Brasil Gastronômico chega a Bahia nesta terça (16)

Equipe de pesquisadores visita cinco estados e o Distrito Federal para desvendar os segredos da cadeira produtiva da gastronomia brasileira

Da editoria de Gastronomia
- Atualizada em

Conhecer parte do conjunto de agentes econômico-histórico-sociais por trás de cada prato da gastronomia brasileira é o desafio de uma equipe de profissionais que iniciou em 08 de março uma verdadeira peregrinação pelos segredos que cercam a mesa de cinco estados tupiniquins e o Distrito Federal. Trata-se da segunda etapa da Expedição Brasil Gastronômico, uma preparação para a 16a edição do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, que neste ano acontece de 23 de agosto a 1º de setembro.


Veja também:

Comida di Buteco disponibiliza aplicativo para consulta dos bares participantes

Salvador ganha loja especializada em bolos e doces franceses

A Expedição começou por São Paulo e, em seguida, o grupo viajou para o Sul do país rumo ao Paraná, somando já mais de três mil quilômetros percorridos e 19 destinos visitados. Na próxima terça-feira, dia 16, o grupo de pesquisadores chega a Bahia. 

A  edição deste ano da Expedição já visitou diversos destinos nos estados de São Paulo e Paraná

Em terras baianas, a equipe irá conhecer a gastronomia de Ilhéus, Itacaré, Salvador, Santo Amaro, Nazaré, Imbassaí, Mangue Seco, Uauá e Juazeiro. Estão programados encontros com grandes chefs como Tereza Paim e Beto Pimentel, visitas a fábricas de chocolates, fazendas, restaurantes e outros locais da culinária local. 

A equipe da Expedição chega nesta terça (16) na Bahia e visitará nove cidades do estado

“Vamos conhecer todos os processos, que são específicos de cada região, desde a exploração da matéria-prima à produção, passando pelos centros de distribuição até a sua colocação no mercado para o consumidor final”, destaca Rodrigo Ferraz, diretor-geral do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes e idealizador da Expedição Brasil Gastronômico.

Um documentário será produzido durante a Expedição e disponibilizado gratuitamente na internet

O roteiro da Expedição Brasil Gastronômico encerra no mês de junho, quando o grupo irá conhecer o Mato Grosso e o Rio Grande do Sul. No total, serão mais de 15 mil quilômetros percorridos e 50 municípios visitados. As pesquisas e as experiências serão registradas em fotos, vídeos e um diário de bordo.


O resultado será um documentário de 60 minutos, 12 programas de 15 minutos para a internet e um livro, disponibilizados gratuitamente no site www.gastronomiatiradentes.com.br