Vozes do Brasil

Exposição com fotos e áudios em homenagem ao TCA é aberta ao público

'Vozes da Bahia' ficará aberta ao público até o dia 14 de abril, no Foyer do TCA, das 13h às 18h

Luiz Fábio Almeida* (luiz.almeida@redebahia.com.br)
- Atualizada em

O Teatro Castro Alves abriu as portas à exposição 'Vozes da Bahia no TCA', que faz parte da programação do 'Festival Vozes do Brasil'. Na noite desta terça-feira (14), os organizadores receberam convidados para lançar e apresentar o evento que ficará aberto ao público até o dia 14 de abril, no Foyer do TCA, das 13h às 18h, em homenagem aos 50 anos do espaço.


Com entrada gratuita, a mostra tem como principal objetivo proporcionar uma inusitada experiência visual e auditiva ao público, relembrando os artistas que já se apresentaram em um dos palcos do espaço cultural. A primeira parte é composta por cerca de mil fotografias projetadas em um grande painel. Já a segunda possui como mote a seleção de gravações que fizeram histórias na música brasileira e que tiveram como palco o TCA. Do Barra 69, despedida de Gil e Caetano, até gravações mais recentes como os DVDs de Beth Carvalho e de Saulo Fernandes.

Pelo Foyer, dez "parabólicas" foram instaladas para o público ouvir depoimentos de artistas que participaram das gravações feitas no TCA, como explicou Rose Lima, curadora da exposição, ao iBahia. "A gente tinha vontade de que pudesse ter uma interação entre o público e tudo que é feito aqui no TCA, então fizemos uma exposição sensorial. São dez parabólicas sonoras em que cada uma foi registrada uma diferente linguagem da música, temos uma regional, sertaneja, outra do forró e ainda da MPB. Colhemos vários depoimentos com artistas que participaram das gravações. É uma grande homenagem ao teatro e aos artistas que passaram por esta casa", detalhou ela.


Para o diretor geral do Teatro Castro Alves, Moacyr Gramacho, a mostra se "encaixa com a ideia do local": "queremos cada vez mais que se potencialize essa direção do teatro de absorver a relação entre todas as linguagens. Essa exposição tem tudo haver com a história desse Foyer, que já foi palco de grandes momentos da arte brasileira".

A abertura da exposição também recebeu artistas que estarão, nos dias 17, 18 e 19 de março, se apresentando no festival, como Ricardo Castro e Tainah. "É uma experiência sensorial. Você vai no visual e no áudio para ver uma história que é nossa. Foi uma excelente escolha, muito criativa", afirmou a cantora, que apresenta um espetáculo, no sábado, às 20h, com interpretações da cantora Maysa no palco principal.

O Festival Vozes do Brasil, projeto realizado pela Icontent, conta com o patrocínio da Vivo, Faz Cultura, Secretaria da Fazenda, Secretaria da Cultura e Governo do Estado.

Vozes do Brasil
O 'Festival de Vozes do Brasil' levará ao Teatro Castro Alves, do dia 17 ao dia 19 de março, grandes nomes da cultura brasileira. O objetivo do projeto é oferecer para o público apresentações musicais e manifestações artísticas, com shows, performances de teatro e dança, além da exposição fotográfica. Confira a programação completa do evento.

SERVIÇO
'Exposição Vozes da Bahia'
Onde: Foyer do TCA
Quando: de 14 de março a 14 de abril
Horário: 13h às 18h
Entrada gratuita

* Com supervisão e orientação do repórter Guinho Santos