Arte e Decoração

Faça você mesmo: aprenda a aplicar papel de parede

Produto dura no mínimo cinco anos e ainda pode deixar o ambiente mais iluminado ou espaçoso

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)


Quer mudar a decoração da sua casa sem gastar muito? Uma opção é colocar papel de parede. O produto tem uma instalação simples e não deixa resíduos ou cheiros, dura no mínimo cinco anos e ainda pode deixar o ambiente mais iluminado ou espaçoso. Na hora de comprar, você pode optar por variadas texturas ou desenhos, dependendo do cômodo que quer decorar e dos outros objetos de decoração.

Para te ajudar a instalar seu papel de parede sozinho, Érica Duarte, coordenadora da divisão de organização do Telhanorte, separou 11 dicas importantes. Confira:

Foto: Divulgação
- A parede deve estar limpa, lisa, sem rachaduras e sem desníveis. Evite colocar papel de parede em ambiente com presença de infiltração.

- Estilete, recipiente com água, para diluição da cola caso  a utilização seja cola em pó, trincha, espátula lisa de plástico, escova de cerdas macias e uma trena são itens essenciais para que o papel de parede seja inserido.

– Passe um pano seco na parede que será aplicada o papel, retirando todo o pó e mantendo-a totalmente limpa.

 - A medição da altura da parede, acrescentando cerca de 10 cm em cada faixa, é importante para que a inserção fique dentro dos parâmetros.

 – Em seguida, corte as faixas de acordo com as medidas, sem esquecer dos 10 cm adicionais e a cada faixa seguinte, igualando o desenho com a faixa anterior.

 – O próximo processo é inserir a faixa em uma mesa com a estampa para baixo para uma demão da cola. Primeiramente, em apenas metade da faixa (do centro para a extremidade). Como complemento, é preciso dobrar a parte com cola sobre si mesma e repetir o processo na outra metade.

 – Após a preparação do papel de parede, deve ser iniciado o processo de aplicação na parede. Começando pela parte superior, a dica é desdobrar e colar o papel, desenrolando-o até a parte inferior e deixando sobrar aproximadamente 5 cm de faixa nas extremidades, para que na próxima faixa possa ser encaixado o desenho.

– Para remoção das possíveis bolhas de ar, é necessário alisar, com cuidado, a superfície do papel com as mãos. Na sequência, o processo é finalizado com o auxílio de uma escova. Para a retirada do excesso da cola, a espátula de silicone será essencial, sempre com movimentos do centro para as bordas.

– Para que se tenha um resultado visual perfeito, a dica é aplicar as demais faixas sem sobrepô-las, juntando um desenho ao outro lado a lado.

– Utilizando novamente a espátula, é possível pressionar os vincos e cantos no rodapé e teto e cortar as sobras com o estilete.

- Após secagem, a indicação é que se faça um corte em cruz sobre as tomadas e retire o papel excedente (os papéis são aplicados em cima das tomadas).