Dicas de Tecnologia

Facebook acaba com sugestão de marcar fotos, e estende reconhecimento facial a todos

Mais uma nova atualização na rede social chegará em breve

Agência O Globo
- Atualizada em

O Facebook anunciou nesta terça-feira (3) que sua tecnologia de reconhecimento facial estará disponível a todos os usuários, com a opção de não utilizá-la, ao mesmo tempo em que decidiu interromper um recurso chamado "sugestões de marcação" em fotos.

O reconhecimento de rosto, disponível para alguns usuários do Facebook desde dezembro de 2017, notifica usuários se foram marcados em fotos de outras pessoas, ou pergunta se querem marcar outros usuários em imagens que postaram.

Foto: Reprodução 

As "sugestões de marcação" (tag suggestions), que usavam o reconhecimento facial apenas para sugerir que um usuário identificasse amigos em fotos, estão no centro de um processo relacionado à privacidade desde 2015.

O processo foi iniciado por usuários do estado americano de Illinois e acusou a empresa de mídia social de violar a Lei de Privacidade de Informações Biométricas do estado, alegando que coletava e armazenava ilegalmente dados biométricos de milhões de usuários sem seu consentimento.

No mês passado, um tribunal federal de apelações rejeitou o esforço do Facebook para desfazer o status de ação coletiva do processo.

"Sempre divulgamos nosso uso da tecnologia de reconhecimento facial, e as pessoas podem ativá-la ou desativá-la a qualquer momento", afirmou o Facebook no mês passado.

A empresa disse que continua a se consultar com especialistas em privacidade, acadêmicos, reguladores e seus usuários sobre como usa o reconhecimento facial e as opções que os usuários têm para controlá-lo.