Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > especiais
Whatsapp Whatsapp
ESPECIAIS

Faculdade Bahiana de Medicina tem campus no Cabula

Campus fica localizado na Silveira Martins

Redação iBahia • 09/11/2017 às 15:00 • Atualizada em 26/08/2022 às 23:15 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Oferecimento
Os estudantes encontraram no Cabula um bom lugar para morar, principalmente pela quantidade de universidades que estão localizadas no bairro ou em regiões próximas, como a Avenida Paralela e o Imbuí. Uma dessas universidades é a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, que tem um campus localizado na Rua Silveira Martins.
Foto: Divulgação

Com 60 mil m², a Unidade Acadêmica Cabula possui uma estrutura moderna, três pavilhões de aulas, laboratórios de pesquisa, centro de convivência, auditório e a unidade odontológica do Ambulatório Docente-Assistencial. As atividades de recepção de novos alunos também acontecem nesse campus.

Fundação

A Escola Bahiana de Medicina foi fundada em 1953, com a saída da Faculdade de Medicina da UFBA do Hospital Santa Izabel para o Hospital das Clínicas, no bairro do Canela. Essa mudança possibilitou que uma nova faculdade de medicina ajudasse a suprir a carência regional de profissionais na área.

Atualmente, a faculdade conta com 496 docentes e já formou cerca de 15 mil profissionais da área de saúde. Com o tempo, a Bahiana se consolidou como uma instituição voltada para a área de saúde. Seguindo o curso de Medicina (criado junto com a instituição), houve a criação dos seguintes cursos: Fisioterapia (1972), Odontologia (1999), Psicologia (2000), Biomedicina (2002), Enfermagem (2007) e Educação Física (2015).

No início dos anos 2000, a instituição passou a oferecer cursos de pós-graduação stricto sensu, autorizados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O primeiro desses cursos foi o Doutorado em Medicina e Saúde Humana, no ano 2000. Nos anos seguintes, a Bahiana passou a contar também com dois outros programas de pós-graduação: o Mestrado Profissional em Odontologia (2006) e o Mestrado em Tecnologias em Saúde (2011).

Campi

Atualmente, a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública é composta por dois campi: um localizado no bairro de Brotas e outro no Cabula.

Campus Brotas: é nesta unidade que são realizadas as principais atividades de graduação e pós-graduação. É próximo a esse campus que está localiza a Unidade de Atendimento Multiprofissional do ADAB (Ambulatório Docente-Assistencial da Bahiana), onde são prestados serviços de atendimento à população e os alunos iniciam-se em atividades de estágio.

Campus Cabula: nesta unidade há três pavilhões de aulas, laboratórios de pesquisa, centro de convivência, auditório e a unidade odontológica do ADAB.

Centros de Atendimento

•Ambulatório Docente-Assistencial Multiprofissional da Bahiana (ADAB Brotas)

•Ambulatório Docente-Assistencial Odontológico do Cabula (ADAB Cabula)

•Centro Integrado e Multidisciplinar de HTLV e Hepatites Virais

•Clínica Avançada em Fisioterapia (CAFIS)

•Serviço de Psicologia (SEPSI)

•Serviço de Terapia Ocupacional (SerTO)

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPECIAIS :

Ver mais em Especiais