Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > gastronomia
Whatsapp Whatsapp
GASTRONOMIA

Farinha da casca de uva faz sucesso entre os naturebas

Ingrediente é rico em fibras e proteínas e tem ação antioxidante

Redação iBahia • 20/03/2017 às 18:23 • Atualizada em 27/08/2022 às 21:21 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
No balcão do “bar de sucos” da butique de frutas e produtos naturais La Fruteria, em Ipanema, a mineira Rachel Carvalho, de 33 anos, pede uma sugestão para a atendente sobre o que ela recomenda dentre as novidades do cardápio. A resposta está na ponta da língua: suco de banana, maçã, leite de castanha e farinha de casca de uva orgânica. A bebida, batida no liquidificador, é preparada cerca de 20 vezes por dia.
— Eu sigo dieta certinho. Faço acompanhamento com um coach. Por isso, gosto de experimentar produtos novos — diz Rachel, dona da Mais Fit, marca de doces naturebas. — Achei uma delícia. Senti mais o sabor da banana do que da farinha de uva.
O ingrediente está entre as seis opções de coberturas (todo suco tem direito a uma) do Juice Bar da Green People ao lado de pózinhos como macthá, cúrcuma e espirulina, de grãos como linhaça e chia, e do nibs de cacau.
— Os toppings são pensados para proporcionar a maior quantidade de combinações saudáveis possíveis. São alimentos 100% naturais com alta densidade nutritiva. Em pequena quantidade, carregam muita nutrição e muitos benefícios. Pensamos também em inovar e apresentar novidades do mercado de alimentação — explica a nutricionista Alessandra Luglio, que assina o menu dos sucos.
De cor roxa e gosto suave, a farinha de casca de uva é, normalmente, batida em sucos e shakes (a medida é uma colher de chá por dia) ou polvilhada em saladas de frutas, cereais e até massas de panquecas, pães e bolos. Neste caso, no lugar da farinha de trigo. — A uva é conhecida por sua propriedade antioxidante, proveniente do resveratrol, que atua beneficiando a saúde cardiovascular. Esta substância está presente na casca e na semente da uva — acrescenta Alessandra.
Além da ação antioxidante que combate os radicais livres e atua contra o envelhecimento da pele, é fonte de fibras e proteínas, tem ação anti-inflamatória e ajuda a regular a pressão arterial, dizem especialistas. — Ela é rica em flavonoides, que melhoram a circulação sanguínea e reduzem inflamações — reforça a nutricionista Gabriela Zugliani. — Incluir a farinha de casca ou semente de uva na alimentação ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue e combater o colesterol. Existem estudos, ainda, que apostam na atuação do alimento contra problemas nas articulações, porém, ainda não há confirmação total desses benefícios.
A farinha da La Fruteria (R$ 29, o quilo) vem do Sul do Brasil. O ingrediente em si é obtido na produção de vinho. — Há um resíduo composto por sementes e pele da fruta usado na produção desta farinha. Uma análise comparativa mostra que a farinha da uva chardornnay, por exemplo, tem atividade antioxidante superior à da uva pinot noir. Outro fator influente é o grau de maturidade em que as uvas são colhidas e a época da colheita — compara Flávia Cyfer, nutricionista do Espaço Longevitá.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GASTRONOMIA :

Ver mais em Gastronomia