Maternidade

Férias: como fazer lanches saudáveis para crianças

Blogueira dá dicas de como preparar refeições saudáveis feitas com frutas e outros alimentos

- Atualizada em

Nova Mãe

Redação Nova Mãe

Foto: Reprodução

Férias é um momento de relaxar e sair um pouquinho da rotina e dedicar mais tempo com nossos filhos! Mas, e a hora do lanche? Seja em casa em viagem ou à passeio, o que comer entre as refeições é sempre uma preocupação para nós, não é mesmo? Não basta “encher a barriga”. Queremos algo que além de nutritivo e desperte o interesse dos pequenos, ou seja, seja atrativo e principalmente, GOSTOSO!!! Claro que nem sempre será possível, mas introduzindo esses hábitos na nossa rotina e tudo se torna mais fácil.A primeira dica que eu dou para preparar lanches saudáveis e nutritivos é: ORGANIZAÇÃO e PLANEJAMENTO! Isso mesmo mamães. Sei que muitas vivem na correria do dia-a-dia e por isso é preciso disciplina e organização em todas as áreas da sua vida, assim como na hora de COMER. É um trabalho de “formiguinha”, mas que aos poucos pode melhorar muito a qualidade de vida dos nossos pequenos.Um lanche saudável e nutritivo, precisa ter pelo menos, todos os grupos alimentares que têm ação energética, construtora e reguladora e que participam de todos os processos fisiológicos do organismo. Então é preciso organizar e planejar o cardápio da semana com pelo menos cada um dos grupos. Pense sempre em ter em casa lanche pelo menos um alimento de cada grupo:Grupos Alimentares

1. Energéticos: estão os carboidratos, cereais, gorduras (boas!).

2. Construtores: estão as proteínas, carnes, peixes e aves, além de proteínas vegetais.

3. Reguladores: estão as vitaminas e minerais encontrados nas frutas, verduras, legumes.#Dicas:

+ Muitas Frutas: pra que melhor? O importante é a forma de armazenar: uma dica, embale a fruta em papel toalha ou papel filme para as frutas secas como a banana, pêra, maçã.. As frutas que são fáceis de machucar como uva, morango, coloque em potinhos.

+ Iogurtes: (nada de ‘inhos’) de preferência o iogurte natural e para acompanhar, granola ou cereais matinais (livres de açúcar – leia o rótulo). Lembre de tirar da geladeira próximo a sair para a escola.

+ Sanduíches feitos pela mamãe: pão (de preferência o integral), patê caseiro, queijos brancos, cenoura, tomate, alface e até geléias de frutas caseira. E que tal um bolo feito pela mamãe? Use a imaginação!

+ Evite os sucos de caixinha! Siiiim, é prático, já vem pronto, só põe pra gelar… Mas será que é saudável? Não! São ricos em açúcar (igual aos refrigerantes), corantes, aditivos.. Invista em sucos naturais da fruta (se possível, sem açúcar e sem coar – a depender das frutas, para preservar as fibras). Lembre de armazenar os sucos em garrafas térmicas para proteger da luz e do calor e água de coco, que ajuda na hidratação.

– Evite refrigerantes, biscoitos recheados, bolinhos prontos…

Foto: Reprodução

Sugestões de Lanches

Lanche 1: suco de frutas (feitos pela mamãe! Nada de suco de caixinhas industrializados!) + sanduíche natural (pão integral + queijo branco + alface + tomate e orégano) + fruta

Lanche 2: água de coco + bolo caseiro (feito pela mamãe! Dica: você pode fazer em quantidade e congelar) + fruta Lanche 3: iogurte natural ou leite fermentado + sanduíche com ricota (temperada com ervas para dar um gostinho especial) + fruta Outras dicas:

– Reserve um pouco do seu tempo para se dedicar à alimentação do filho. Invista em receitas saudáveis de lanches, bolos, tortas, sanduíches para se inspirar e você mesmo preparar. Prefira recheios mais leves, invista em verduras ou frutas. Exemplo, na hora de fazer aquele bolo caseiro, troque a farinha de trigo pela farinha de trigo integral, ou até mesmo, o achocolatado pelo cacau em pó.

– Em relação as frutas, use vasilhames com tampas e já deixe cortado/picado/descascado para ficar até mais fácil para seu filho comer. Exemplo: corte o mamão em cubos pequenos e adicione granola com um pouco de mel ou chia (Vale lembrar que a granola, o mel e/ou a chia devem estar separados em outros recipientes e só adicioná-los na hora que for comer). Prefira as frutas mais “fáceis” como a banana, morango, mamão, maçã, pêra, manga, uva, mexerica.

– Já ouviu falar de “Brincando de Comidinha”? Pois é, que tal envolver seu filho na hora do preparo dos lanches? Além de desenvolver a criatividade, a criança participa e aprende o sabor, textura de cada alimento. Vai ser divertido, tenho certeza! 😉

- E mais uma vez: evite sucos industrializados, biscoitos recheados, refrigerantes, frituras, salgadinhos de pacote, água de coco de caixinha. Prefira sempre os naturais!Parece ser uma tarefa difícil mais não é! É preciso ter disciplina e cuidar da saúde do seu filho! :)Beijos!