Tecnologia

Ferramenta do Google permitirá recursar chamadas de telemarketing de uma vez por todas

Brasil será o primeiro país a receber o projeto-piloto deste novo recurso

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

O Google vai lançar o "Chamadas Verificadas", que informará o motivo da ligação de uma empresa antes que ela seja atendida, e o Brasil será o primeiro país a receber o projeto-piloto deste novo recurso. As informações são do canal de tecnologia da UOL, o Tilt. No início, a função só estará disponível para celulares Android. Em nota, o escritório da empresa no Brasil contou ao Tilt que o serviço está em fase de implantação, mas não divulgou datas de lançamento. 

Com a ferramenta, as chamadas consideradas confiáveis irão receber uma "medalha" de verificada (como as de algumas contas do Instagram) e mostrar o nome e logo da empresa que está ligando. As empresas deverão se cadastrar, enviar os motivos de contato e serem aprovadas junto ao Google. O suporte do Google garante a privacidade do usuário

O "chamadas verificadas" só vai funcionar no aplicativo Google Phone (Telefone). Para ativar a função, basta que você tenha adicionado seu número de telefone à sua conta Google. Para desativá-la, entre no app Telefone, toque em Mais e Configurações, toque em Identificador de chamadas e Spam (ou Spam e Filtro de chamadas) e desative a opção.

A Tilt elaborou um guia de funcionamento da funcionalidade. Confira:

1- Antes de ligar para você, a empresa envia a um servidor do Google, dedicado a Chamadas Verificadas: o número de telefone dela; seu número de telefone; o motivo do contato (por exemplo: "agendar a instalação da Internet" ou "entrega de comida").

2- O Google envia essas informações para o app Telefone do seu dispositivo. 

3- Quando a empresa liga para você, seu celular compara as informações da ligação com as que o Google havia recebido. Se os dados corresponderem, é uma Chamada Verificada.

4- Vendo a medalha, o nome da empresa e o motivo da ligação, você pode decidir se vai atender ou rejeitá-la.