Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > especiais
Whatsapp Whatsapp
ESPECIAIS

Filho de Conquista, Glauber Rocha estava marcado para morrer

Sábado (16) a Comissão da Verdade divulgou relatório em que revela que militares queriam cineasta morto

• 18/08/2014 às 9:00 • Atualizada em 01/09/2022 às 16:42 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
A mãe D. Lúcia com os filhos, Glauber, Necy e Ana Marcelina, em Vitória da Conquista, 1945 (esquerda) e com o pai em visita ao Rio de Janeiro, em 1943 (direita)
Passeando pelas regiões da Bahia e conhecendo um pouco da história do estado de tantos nomes ilustres, o Caminhos da Bahia, para em Vitória da Conquista e traz à tona a história da família Rocha. Não seria nada demais, se o sobrenome de quem estamos falando trata-se de um dos maiores cineastas do país: Glauber de Andrade Rocha. Em Conquista, na Rua da Varzea (hoje 2 de julho), no dia 14 de março de 1939, filho de Dona Lúcia Mendes Andrade Rocha e Adamastor Bráulio Silva Rocha, nascia o que viria ser um dos maiores nomes do cinema nacional do Brasil.
Filho de Vitória da Conquista, se mudou para Salvador
A família somente se mudou para Salvador, em 1947, quando seu pai, comerciante e engenheiro, abriu uma loja na Rua Chile, na época um centro de elegância frequentado pela alta sociedade baiana. Glauber estudou nos colégios 2 de julho e, o que hoje é o Ensino Médio, no Colégio Central. Chegou a cursar Direito na Universidade Federal da Bahia, mas abandonou o curso e foi para o Rio de Janeiro, onde foi ator de cinema, - o despertar para a sua verdadeira vocação. Nos tempos da Ditadura Militar foi considerado subversivo, e se exilou em Portugal. Sempre produziu um cinema que gritava as questões sociais. Em documento divulgado sábado (16), pela Comissão da Verdade do Rio de Janeiro, afirma que em um relatório da Aeronáutica estava a palavra "morto", escrita do próprio punho e sustenta a ideia que o cineasta estava marcado para morrer. Ele era considerado um agitador de esquerda que fazia campanha contra o Brasil, na Europa.
Casa onde morou Glauber Rocha e sua família em Conquista
Era um visionário, vivia além do seu tempo. Com 'Deus e o diabo na terra do sol", ele conquistou o Grande Prêmio no Festival de Cinema Livre da Itália e o Prêmio da Crítica no Festival Internacional de Cinema de Acapulco. Glauber Andrade Rocha é da oitava geração iniciada por João Gonçalves da Costa, português que fundou a cidade de Vitória da Conquista. Uma das homenagens do município a Glauber foi a criação do Centro de Cultura e Educação Glauber Rocha. O espaço inaugurado em junho deste ano, equivale a dois campos de futebol e está preparado para receber eventos de médio e grande porte.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPECIAIS :

Ver mais em Especiais