Literatura

Fligê 2017 vai homenagear o escritor Euclides da Cunha

Festa Literária de Mucugê acontece entre os dias 10 e 13 de agosto com autores notáveis e programação infantil

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Mais um evento de literatura promete movimentar a cena cultural baiana. A Fligê - Feira Literária de Mucugê, terá sua segunda edição entre os dias 10 e 13 de agosto, no município localizado nas montanhas do Parque Nacional da Chapada Diamantina. O evento, deste ano, tem como tema central “Somos paisagens dos sertões em rotas de composições” e vai homenagear o escritor Euclides da Cunha.  

Com uma programação gratuita diversificada, a Fligê vai contar com conferências, lançamentos, leituras guiadas, contação de histórias, oficinas, estandes/editoras, homenagens e apresentações artísticas. O evento vai reunir autores consagrados da literatura nacional e da nova geração, entre eles: Rita Queiroz, Dulce Moreira, Gésia Cássia Lima, Neivande Dias, Tahiana Borges, Luar do Conselheiro (Aidner Mendez), Bhavaraja Dharmananda, Felipe Eduardo Marta, Leila Maria Prates e Berta Len.

Além disso, as pessoas podem participar de sessão de autógrafos e bate-papo com os autores no dia 13 de agosto e de uma das cinco oficinas ofertadas pelo evento: Escrita Criativa, Vivência de Brincadeira com Sucata, Musicalização, Animação e Contação de Histórias. As oficinas serão ministradas nos dias 11 e 12 de agosto (sexta e sábado), das 8h às 11h, no Colégio Horácio Matos.

Um dos destaques na programação da Feira Fligê 2017 é a Mostra Chico Liberato com a exibição do longa-metragem de animação “Boi Aruá” e o curta “Amarilis”, no sábado (12). Serão exibidos ainda os filmes de curta-metragem “Mãos de Vento e Olhos de Dentro”, de Susanna Lira; “A Menina que Pescava Estrelas”, de Ítalo Cajueiro e “Brincadeira de Criança”, de Makinov.

Para a criançada não ficar de fora, o evento tem ainda o espaço Fligezinha com contação de histórias, bate-papo com escritoras mirins, oficina Hai Cai infantil e pintura, apresentação de coral e lançamento do livro A Índia Guaci do autor Leonardo Gomes. Os alunos da rede pública municipal e estadual de ensino, da zona urbana e rural de Mucugê, também fazem parte das atrações da feira, com o lançamento do livro álbum de poesias Fotopoemas, que eles produziram – Escrituras da Luz, no dia 12 de agosto, às 10h30.

Confira a programação completa no site do evento e nas redes sociais: Facebook e Instagram.


SERVIÇO

2ª Feira Literária de Mucugê (Fligê)
Data: 10 a 13 de agosto.
Local: Centro Cultural (Clube), Colégio Horácio Matos, Casa da Filarmônica, Pç. Cel. Propércio (Calçadão), Cesta do Povo, Espaço Academia, Museu e Centro Histórico de Mucugê.
Classificação: Livre.
Valor: Entrada gratuita.