Fertilidade

Fumo está ligado a 13% dos casos de infertilidade; veja dicas para reduzir vício

Parar de fumar é fundamental para quem quer ter filhos. O cigarro afeta a fertilidade e saúde do bebê antes mesmo da gravidez

Especial de Conteúdo
- Atualizada em


Parar de fumar é difícil, mas é fundamental para quem quer ter filhos. O cigarro que homens e mulheres fumam afeta a fertilidade e saúde do bebê antes mesmo da gravidez, durante a gestação e após o nascimento.

A proibição de fumar em locais públicos realmente ajudou a dar uma forcinha para quem quer deixar o vício, pois permite que os momentos de socialização não tenham mais nada a ver com fumar, porém ainda existe uma grande parte do tempo em que o cigarro pode estar metido na rotina de uma pessoa. Não é fácil, mas existe uma forma para pouco a pouco dar adeus aos malefícios e os gastos desse vício.

Foto: Reprodução/ EBC

13% dos casos de infertilidade estão ligados ao cigarro. Homens e mulheres fumantes têm um risco três vezes maior de infertilidade. Além disso, os resultados positivos dos tratamentos de fertilidade são inferiores entre fumantes quando comparado com não fumantes.

Todo caminho, por mais longo que seja, começa sempre com um primeiro passo. E será assim, passo a passo, que você irá vencer o desafio de parar de fumar!

Quantos cigarros você fumou ontem? Estabeleça um objetivo, hoje você vai fumar um cigarro a menos. Um cigarro a menos cada dia e na próxima semana, se sentir que está pronta, reduza outro cigarro mais. Mantenha esse ritmo até que perceba que você pode eliminar todos os cigarros da sua rotina, afinal, você tem algo muito mais importante em mente: ser mãe!

Dicas para reduzir a quantidade de cigarros de cada dia: 

- Não leve o pacote e isqueiro na sua bolsa. Para comprar outro maço ou pedir para alguém, você terá que fazer um esforço extra e provavelmente irá aguentar mais tempo sem fumar do que teria conseguido se tivesse o cigarro e isqueiro à mão.

- Tenha sempre um chiclete sem açúcar para colocar na boca quando tiver vontade de fumar. Beber água também pode ajudar!

- “Esqueça” o cigarro mais tempo no cinzeiro. Quando estiver fumando, no lugar de ficar com o cigarro na mão, coloque ele no cinzeiro e deixe ele por mais tempo do que você normalmente deixaria, assim você estará fumando menos por cigarro.

- Fume um único cigarro em várias vezes. Para diminuir a vontade de fumar você pode fumar um cigarro de forma parcelada. Por exemplo, fume um pouco e apague o cigarro, você irá reduzir a ansiedade do vício por um tempo fumando menos de um cigarro.

Parar de fumar é um desafio em tanto, e dependendo do seu corpo, pode ser que você precise de uma ajuda médica. Consulte um especialista, ele poderá te ajudar a vencer este passo que separa você da liberdade e mais chances de gravidez!

Acompanhe os desafios do programa #querosermãe e inscreva-se para ser informada dos próximos desafios