Educação

Fundação abre inscrições para bolsas de estudo pelo Brasil e pelo mundo

Podem se inscrever jovens de 16 a 34 anos

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

A Fundação Estudar abriu inscrições para o Programa de Líderes Estudar 2021. A iniciativa oferece bolsas de estudo para brasileiros pelo país e pelo mundo. Podem se inscrever jovens de 16 a 34 anos, que tenham um histórico de excelência acadêmica e estejam em processo de aceitação, matriculado(a) ou cursando o ensino superior de todas as áreas. 

Os interessados devem realizar as inscrições até o dia 5 de abril de 2021 através do site www.estudarfora.org.br/programa-lideres-estudar-inscricoes.

O Programa Líderes Estudar oferece bolsas em quatro categorias: Graduação completa no Brasil, Intercâmbio acadêmico de graduação ou duplo diploma no exterior (intercâmbio), Graduação completa no exterior ou Pós-graduação no exterior (essa última incluindo mestrado, doutorado, pós-doutorado ou MBA, também nas modalidades “sanduíche”).

Benefícios do Programa Líderes Estudar

O valor exato da bolsa é definido ao final do processo seletivo, de acordo com perfil acadêmico do candidato, a duração e o local do curso, e sua condição familiar, profissional e socioeconômica. Mais informações estão disponíveis no regulamento do programa.

Processo seletivo

O processo é composto por seis etapas. A primeira delas é a inscrição, com pagamento da taxa de R$ 75. Jovens que não tiverem condições financeiras de arcar com o valor da taxa podem solicitar a isenção, comprovando a necessidade.

Em seguida, há testes de perfil e lógica e uma análise da trajetória do candidato. Seguem-se uma avaliação de vídeo produzido pelo candidato, uma entrevista de competências (que pode ser realizada por meios digitais) e, então, um painel com ex-bolsistas do programa (que acontece presencialmente).

Ainda será determinado se os painéis serão realizados presencialmente ou de maneira virtual. Os candidatos com maior chance de serem escolhidos são aqueles que demonstrarem alto potencial intelectual, competências associadas a liderança, comprometimento com o Brasil, comprometimento e engajamento com a comunidade Estudar e seus valores, elevado padrão ético e excelência acadêmica e profissional.