Tecnologia

Gadget promete o fim dos teclados

Protótipo de uma empresa americana utiliza sensores em formato de pulseira

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

A dificuldade de digitar usando os teclados virtuais — e até mesmo teclados físicos — criou uma demanda específica de usuários.  Uma startup americana criou o AirType - ainda em fase de protótipo, o acessório permite ao usuário digitar em qualquer superfície (ou mesmo no ar, como o nome sugere) sem o uso de um teclado.


Ao contrário das versões de teclados virtuais que são projetados em uma superfície, o AirType não traz nenhum componente visual. Em vez disso, utiliza um par de sensores em formato de pulseira.



Este acessório rastreia a posição dos dedos para detectar qual tecla o usuário estaria “digitando” em seu dispositivo móvel, mesmo que não haja uma referência física para tal ação.


Segundo a startup, o sistema traz uma tecnologia adaptativa embutida que irá aprender os hábitos do usuário — algo similar ao que encontramos em software de reconhecimento de voz que aprende a reconhecer os padrões de voz do usuário.


Além do acessório em formato de pulseira, o AirType também prevê incorporar um aplicativo que auxiliaria na correção dinâmica e previsão do texto a ser digitado. Por enquanto a startup ainda desenvolve o projeto e não tem uma previsão de quando o mesmo estará pronto para o mercado.