Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > especiais
Whatsapp Whatsapp
ESPECIAIS

Ganhadeiras de Itapuã resgatam antigas memórias do bairro

Grupo participará da Caminhada Raízes da Bahia, no dia 24 de janeiro, no Dique do Tororó

• 07/01/2016 às 10:45 • Atualizada em 01/09/2022 às 7:05 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
O grupo Ganhadeiras de Itapuã foi constituído com a finalidade de resgatar as antigas tradições do bairro de Itapuã e resgatar a história das antigas Ganhadeiras da época em que o bairro ainda era uma pequena aldeia de pescadores. São elas que fecharão a Caminhada Raízes da Bahia, no dia 24 de janeiro, no Dique do Tororó. Junto com elas, participarão do cortejo mais 34 grupos. O projeto é apresentado pelo governo do estado, com patrocínio da Braskem e apoio institucional da prefeitural de Salvador e realização da Icontent,
Foto: Divulgação
O produto do trabalho do grupo é um belo espetáculo que envolve música (cantigas, cirandas e, principalmente, sambas de roda), dança e encenações teatrais. Esses elementos compõem a base do espetáculo que busca contar um pouco do que era o jeito de ser e de viver do “Itapuanzeiro”. Em 2015, as Ganhadeiras ganharam reconhecimento nacional, sendo o único a receber duas premiações no Prêmio da Música Brasileira: de melhor grupo e melhor álbum regional. O trabalho das Ganhadeiras é mostrado em espetáculos públicos e no cortejo da tradicional da lavagem da Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã, todo ano, como parte integrante do cortejo oficial da lavagem.
Foto: CBN
Ao todo, são 40 integrantes, entre mulheres, homens e crianças, com idades que variam entre 2 e 83 anos. No palco são 9 músicos que tocam instrumentos de corda, sopro e percussão que, juntos com a sonoridade das vozes de tom muito peculiar de 25 jovens e senhoras, revelam a riqueza do universo cultural de Itapuã e produzem um belo espetáculo de música, dança e encenações teatrais que vem encantando as plateias dos locais onde os espetáculos têm sido apresentados. As Ganhadeiras de Itapuã já se apresentaram em festivais de Cultura Popular, como o VII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, realizado no estado de Goiás.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPECIAIS :

Ver mais em Especiais