Carros

Gasolina aumentou! Descubra o nível de eficiência do carro e como economizar combustível

Em muitos automóveis, o nível de eficiência do etanol já supera a média dos 70%; por isso, cálculos são importantes

Priscila Natividade e Saulo Miguez, do Correio (mais@correio24horas.com.br)

Para quem tem carro flex, a economia no gasto de combustível depende de uma conta rápida, que pode ser feita com a calculadora do celular. É simples: o consumidor deve dividir o valor do preço da gasolina pelo preço do álcool. O resultado menor que 0,7 significa que é vantagem utilizar o álcool. Quando esse valor for maior que 0,7 é vantagem abastecer com gasolina.  Se os valores forem iguais a 0,7, aí o consumidor decide qual o combustível que irá colocar no tanque do carro.

Outro cálculo, para identificar o consumo do veículo mais detalhadamente, pode garantir mais economia, como explica o engenheiro químico e especialista em Combustíveis, Luiz Pontes.

“Abasteça o tanque até o automático com álcool, anote a quilometragem rodada com o combustível no período e divida pela quantidade de litros. Quando o tanque estiver vazio, encha novamente até o automático dessa vez com gasolina e faça a mesma conta”, recomenda.  “No final, divida o quanto você gastou pela porcentagem”, explica.

Por fim, divida a quantidade de quilômetros que o seu veículo rodou com álcool pela que rodou com a gasolina e descubra o nível de eficiência do seu veículo com o etanol.

De acordo com Luiz Pontes, essa conta é importante em virtude da evolução da eficiência dos motores flex da década de 70 para cá. Em muitos automóveis, o nível de eficiência do etanol já supera a média dos 70%, aponta.

“Atualmente, a gasolina tem 27,5% de álcool na sua composição, por isso é importante que o condutor verifique se para o motor que o carro tem vale mais a pena utilizar um tipo de combustível ou outro”, recomenda. Outra dica está no modo de dirigir. Não é mito, garante Pontes.

Quem pisa mais fundo no freio gasta mais combustível. “O pé da pessoa no volante conta muito nessa questão do consumo de combustível e muita gente não percebe isso. É melhor não pisar tanto. Quem pisa fundo no freio e deixa para frear de vez joga energia fora para nada e compromete também o gasto dos pneus”, aconselha.

Para economizar combustível
Locomoção - Analise a necessidade de fazer tudo com o carro e repense os caminhos que você costuma fazer utilizando carro.  

Outros meios de transporte - Alterne o uso do carro com o transporte público, a fim de buscar uma diminuição no orçamento mensal.

Carona amiga - Ofereça e pegue caronas com familiares, amigos e colegas de trabalho sempre que possível.

Na hora de dirigir - Algumas ações geram maior consumo de combustível, como manter o ar-condicionado ligado e trocar de marcha na velocidade inadequada.

Pneus - Mantenha os pneus calibrados, pois se estiverem abaixo do recomendado pelo fabricante, há resistência na rolagem e o carro consome mais combustível.

Revisão em dia - Mantenha o carro sempre revisado, pois um motor mal regulado pode gastar mais combustível. Assim também evita imprevistos que podem estourar as finanças.