Tecnologia

Gastando muito com 3G? Veja como economizar a internet do celular

Estes aplicativos monitoram o uso da internet e evitam o desperdício de dados

Rafaela Fleur, do Correio 24h

Você já deixou de mandar alguma foto pelo WhatsApp com medo de gastar a internet? Ou se irritou com o vídeo que não carregava nunca? Quem usa 3G, sabe: nada mais desagradável do que receber aquela mensagem avisando que a franquia de internet está acabando.

Para te ajudar, alguns aplicativos oferecem monitoramento de dados e facilitam a economia. As ferramentas estão disponíveis para Android e iOS. Confira: 

My Data Manager

O My Data Manager é um aplicativo que roda em segundo plano, ou seja, funciona mesmo quando você está usando outras coisas no celular. Ele monitora o tráfego de dados, informa quanto da internet disponível você já gastou e diz se os números estão dentro da previsão de consumo diário. 

Disponível para Android e iOS.

Opera Max

Criado pela Opera Software, sua principal função é compactar vídeos e imagens em quase todos os aplicativos instalados no celular. Com isso, eles ficam menores, carregam mais rápido e economizam internet. O aplicativo também entrega relatórios diários e mensais de consumo. 

Disponível para Android.

Onavo Count

Através de alertas e notificações, o Onavo Count avisa quando um aplicativo está consumindo muita internet. Além disso, ele exibe o seu gasto em reais e não apenas em megabites.

Disponível para Android e iOS.