Tecnologia

Google lança serviço de chamadas para telefones parecido com o Skype

A nova função está integrada ao Hangouts, aplicativo de bate-papo do Google

Naiana Ribeiro (naiana.ribeiro@redebahia.com.br)
- Atualizada em

O Google anunciou esta semana em seu blog oficial o lançamento de um serviço de chamadas para celulares e telefones fixos. A nova função está integrada ao Hangouts, aplicativo de bate-papo do Google e tem o funcionamento muito parecido com o do Skype.


Para fazer chamadas de voz pelo Hangouts no Android, iOS e na web, é necessário que o usuário possua créditos e esteja conectado à internet. No entanto, a pessoa para quem ele ligar não precisa estar conectada à rede para receber a ligação.


Para começar a utilizar a nova funcionalidade, o usuário do sistema Android deve fazer o download da atualização do Hangouts (v2.3), que estará disponível nos próximos dias, e do novo discador para habilitar ligação por voz. No iOS e na Web, o discador já aparece assim que o aplicativo é aberto.


Além das ligações telefônicas, o Hangouts também possui ferramentas gratuitas para troca de mensagens de texto, envio de imagens, compartilhamento de geolocalização e até chats em vídeo com até 10 amigos. Criado no ano passado pelo Google, o que inicialmente seria apenas uma atualização do Gtalk, o Hangouts foi além, ao passar a integrar diversas formas de comunicação.


Dá para baixar o aplicativo no Chrome Web Store, Google Play e iTunes. O anúncio do novo serviço foi feito no mesmo momento em que foram publicadas 5 milhões de senhas do Google em um Fórum da Rússia. A postagem foi noticiada pelo site do canal Rússia Today, com base em uma reportagem da imprensa especializada local.


Nem todas as contas vazadas são de usuários russos. De acordo com o site Daily Dot, o vazamento atingiu usuários dos serviços do Google em inglês, espanhol e russo. Após o vazamento, o Google assegurou a adoção de medidas para proteger as contas comprometidas e que solicitou a esses usuários que troquem suas senhas.


A companhia afirmou que menos de 2% das credenciais eram válidas e que os sistemas de proteção automatizados bloquearam muitas das tentativas de uso das senhas pelo invasor. Esse é o 3º caso semelhante registrado na Rússia.


Uso de rede social pelo celular é maior no Nordeste


Feita pela Fundação Telefônica, a pesquisa Juventude Conectada, realizada em parceria com o Ibope Inteligência, Instituto Paulo Montenegro e Escola do Futuro – USP, indicou que os jovens internautas das capitais do Nordeste demonstraram maior intensidade de acesso às redes sociais.


A pesquisa, que teve como objetivo entender o comportamento do jovem brasileiro na era digital, revelou, ainda, que 66% dos jovens nordestinos declararam acessar ao menos uma de suas contas em redes sociais mais de uma vez ao dia, contra uma média nacional de 58%.


Além disso, no Nordeste, 36,7% dos acessos à internet são por banda larga via TV a cabo, seguida por 17,7% de conexões por modem de telefonia móvel e 17% de banda larga via linha telefônica. Segundo a presidente da Fundação Telefônica Vivo, Gabriella Bighetti, a tecnologia tem influenciado muito no comportamento, no mercado e na vida das pessoas, sobretudo do jovem.


“O que o jovem está fazendo, agora, influencia no futuro, já que eles são o futuro”, garante. O estudo analisa os jovens conectados sob a ótica de quatro eixos: ativismo, comportamento, educação e empreendedorismo. O universo entrevistado foi de 1.440 jovens de 16 a 24 anos, das classes A à D, de todas as regiões do Brasil.


A pesquisa constatou que 54% da juventude conectada do Nordeste não faz compras de produtos ou serviços online. Em nível nacional, o levantamento aponta que 71% dos jovens utilizam o aparelho celular para acessar a internet.


O acesso às redes sociais como o Facebook representa 58% deste universo. Para se comunicar com esta geração é mais fácil usar redes sociais ou mensagens instantâneas (45%), pois apenas 35% ainda fazem uso do e-mail.


Matéria original: Correio24h
Google lança serviço de chamadas para telefones parecida com o Skype