Maternidade

Gravidez: conheça o que beneficia a fertilidade e o que causa infertilidade

Doutura especialista em reprodução humana conta sobre o processo de gravidez

- Atualizada em
Nova Mãe
Redação Nova Mãe

Hoje falaremos sobre um tema muito importante para quem está se preparando para a maternidade, a fertilidade. Muitas mulheres que planejam com tanto carinho a chegada do bebê e estão pensando em "liberar" para a chegada do primeiro filho se deparam com a pergunta: "E se eu não conseguir engravidar?" Sim, você não está sozinha e acho que isso passa pela cabeça de todas nós em um determinado momento. Já outras que estão tentanto há algum tempo e ainda não conseguiram começam a questionar o porquê da "demora", e as perguntas se multiplicam: Sérá que existe algum problema comigo ou com o parceiro? Será que tenho algum problema de saúde? E tantas outras perguntas… 
Sem dúvida a ansiedade é um fator que tem bastante relevância nesses casos, pois a vontade muitas vezes é tão grande que a tentante sofre a cada mês que tem uma negativa. Mas, a fertilidade, ou seja, a capacidade de engravidar pode estar ligada a diversos fatores. E por ser também um medo tão comum e um assunto tão sério, resolvemos entrevistar  a Dra. Genevieve Coelho, especialista em reprodução humana e diretora da clínica IVI Salvador, especializada em técnicas e tratamentos de reprodução assistida, apoiada em tecnologia de ponta e  integralmente personalizada.Blog Nova Mãe – Quais as principais causas ou as mais comuns de infertilidade?
Dra. Genevieve – Atualmente a infertilidade atinge um de cada seis casais. As causas da infertilidade podem ter origem no homem ou na mulher em igual proporção, que é aproximadamente 30% de causas femininas, 30% de causas masculinas, 20% de causas mistas, onde estão influenciando tanto o homem quanto a mulher, e 20% de causas não aparentes, ou seja, que a medicina ainda não conseguiu identificar.Blog Nova Mãe – Quais os hábitos que influenciam na infertilidade?
Dra. Genevieve –  Fumar, consumo de álcool e drogas, além da obesidade, são fatores que podem influenciar muito na fertilidade de homens e mulheres. Tanto para evitar dificuldades de engravidar, quanto para ter uma gravidez saudável, é recomendável manter hábitos saudáveis.Blog Nova Mãe – Quais as causas de infertilidade da mulher?
Dra. Genevieve – No caso da mulher, entre as principais causas de infertilidade estão as relacionadas com a ovulação e as associadas a fatores tubários.
– Fator ovulatório: Irregularidades e ausência de ovulação, ou também a baixa qualidade dos óvulos podem ser causados por vários fatores. A idade, por exemplo, é a principal causa da perda da qualidade dos óvulos e afeta todas as mulheres em diferentes níveis a partir dos 35 anos, mesmo que elas não tinham problemas de infertilidade. Outras causas podem ser relacionadas a desequilíbrios hormonais ou problemas de Tireoide e Síndrome de Ovários Policísticos, por exemplo.
– Fator tubário: Estão relacionados a obstruções nas Trompas de Falópio. Estas obstruções podem ocorrer devido à endometriose, por cirurgias pélvicas anteriores ou ainda por infecções tubárias, como as que pode provocar a DST Clamídia e a Gonorreia, se não tratada a tempo.Blog Nova Mãe – Quais as causas de  infertilidade do homem?
Por ter um aparelho reprodutor mais simples, as causas de infertilidade masculina normalmente estão associadas à qualidade dos espermatozoides, como sua morfologia, quantidade e mobilidade. A varicocele, uma espécie de varizes nos testículos, também é uma causa importante para a infertilidade masculina, sendo responsável por cerca de 40% dos casos. Se quiser completar esta resposta, temos um vídeo curto da Dra. Genevieve Coelho, sobre as causas da infertilidade. 
Blog Nova Mãe – Existe relação entre alimentação e infertilidade?
Dra. Genevieve – Sim, a alimentação é importante para a fertilidade, pois a ausência de certos nutrientes pode prejudicar a saúde reprodutiva do casal, além disso, se por conta de uma má alimentação a pessoa for obesa, sua fertilidade também pode ser comprometida. O ideal é que não falte nenhuma vitamina e nutriente na alimentação de quem quer engravidar, mas as que estão mais ligadas à fertilidade são: Vitaminas A, C, D, E e vitaminas do complexo B, flavonoides e fibras.Blog Nova Mãe – Quando procurar um especialista em reprodução?
Dra. Genevieve – Após um ano de tentativas de gravidez, é recomendável procurar um especialista em reprodução humana. Este é o prazo sugerido porque mesmo pessoas férteis podem chegar a levar um ano para engravidar naturalmente. No caso de mulheres com mais de 35 anos ou casos de infertilidade na família, é recomendável procurar um especialista após 6 meses de tentativas.Esse foi mais um "Aspirante a Mãe" e desejamos que todas as futuras mamães encontrem respostas e se identifiquem com o Blog nessa série. Se quiserem saber mais sobre outros temas, nos escrevam que buscaremos infirmações para todas nós.Beijos,