Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > empregos e concursos
Whatsapp Whatsapp
EMPREGOS E CONCURSOS

Adeus desemprego: dicas para conseguir um novo trabalho

Importante é que o profissional não desanime – manter a calma e o foco neste momento de perspectivas negativas

Redação iBahia • 12/10/2016 às 15:00 • Atualizada em 28/08/2022 às 4:55 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Adeus desemprego: dicas para conseguir um novo trabalho
Redação Catho
Em momentos de incertezas na economia, a procura por uma nova oportunidade de trabalho pode ser ainda mais difícil. Porém, não impossível! Quando o surgimento de novas oportunidades está reduzido, cabe aos profissionais buscarem novas estratégias para se reposicionarem com maior rapidez no mercado de trabalho.
Apesar de o desemprego está em alta e as previsões de recuperação ainda distantes, o importante é que o profissional não desanime – manter a calma e o foco neste momento de perspectivas negativas torna-se um fator essencial.
“Observa-se um crescente desânimo no mercado profissional com a insatisfação dos profissionais por motivos variados, criando uma crescente busca por um reposicionamento no mercado no trabalho. Contudo, alguns cuidados devem ser tomados antes de qualquer ação de procura de emprego ou mesmo de mudança”, alerta Celso Bazzola, consultor em recursos humanos e diretor executivo da BAZZ Estratégia e Operação de RH.
Segundo o especialista, a ansiedade e o desespero tendem a dificultar ainda mais o raciocínio e apresentação de suas habilidades técnicas e comportamentais quando buscamos um novo emprego, por isso a palavra-chave é controle.
“Agir por impulso pode induzir a pessoa a decidir por uma oportunidade qualquer, que não agregará em sua vida profissional ou que poderá deixa-la vulnerável a golpes existentes no mercado, como, por exemplo, oportunidade milagrosas de ganhos. Assim, mantenha o raciocínio lógico”.
Celso reitera que a busca por reposicionamento não é tão simples, porém é bastante possível quando se tem planejamento. “Alguns passos são importantes para que essa busca tenha êxito, entre eles estar preparado em suas ações e construções de novas oportunidades”.
Atitudes que você deve tomar para conseguir um emprego novo
Veja a seguir os 7 passos citados pelo consultor para se reposicionar com maior eficiência no mercado de trabalho:
1. Amplie sua rede de relacionamentos a cada momento; isto é, trabalhe seu networking lembrando que ele não deve ser utilizado somente nas necessidades. Esteja pronto também para ajudar e nunca deixar de ser lembrado.
2. Defina a estratégia para que possa desenvolver sua apresentação de forma transparente, segura e que demonstre preparo.
3. Crie interesse por parte do entrevistador, por meio de um currículo bem elaborado, com ordem e clareza na apresentação descrita e verbal, expondo seus objetivos e seu potencial.
4. Cuidar da imagem pessoal também é muito importante. Trabalhe a autoestima e o amor próprio, pois primeiro temos que gostar de nós mesmos para depois gostarmos do que fazemos.
5. Busque conhecimento e informações além de sua formação, a fim de manter-se atualizado diante das mudanças de mercado.
6. Conheça as empresas que tem interessem em buscar oportunidades, analisando seus produtos ou serviços, estrutura e sua colocação de mercado.
7. Tenha transparência e autenticidade, pontos que atraem as empresas. Não queira construir um personagem, seja você mesmo, demonstre o quanto tem valor nas competências técnicas e comportamentais.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM EMPREGOS E CONCURSOS :

Ver mais em Empregos e Concursos