Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > moda e beleza
Whatsapp Whatsapp
MODA E BELEZA

Guia do xampu: saiba usar as diferentes texturas a seu favor

Escolha do xampu certo também garante uma lavagem personalizada, e evita ter que lavar o cabelo todo dia

Redação iBahia • 18/10/2017 às 8:34 • Atualizada em 29/08/2022 às 0:48 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Na hora de escolher o xampu, costumamos observar se é para cabelo seco ou oleoso, quimicamente tratado ou tingido. Mas a textura é algo que parece pouco relevante, que importa mais na hora de comprar condicionador. Mas a hairstylist Gabi Balan, do TP Beauty Lounge, explica que não é bem assim. Segundo ela, a escolha do xampu certo também garante uma lavagem personalizada, e evita ter que lavar o cabelo todo dia.
- Um xampu não vai fazer mal para os fios, mas é importante identificar o mais adequado para que a lavagem dure mais, o cabelo não fique pesado e para que o xampu atenda às necessidades de cada pessoa. Por exemplo, se o seu fio requer uma hidratação mais forte, você precisa de um xampu com mais propriedades condicionantes.
Foto: Divulgação
Gabi observa que o ideal é identificar a necessidade do cabelo pela raiz:
- Eu sempre indico para qualquer pessoa usar os xampus mais aquosos que vão limpar melhor e, se o cabelo for mais ressecado, partir para uma máscara. Porque assim é possível ter um couro cabeludo limpo, mais solto e um comprimento e ponta mais hidratado.
Abaixo, ela fez um guia para nos ajudar a definir o tipo ideal para cada cabelo. Mas Gabi ressalta que testar é fundamental:
- Minha sugestão é ir até o salão, usar um xampu ou fazer uma hidratação. Gostando do resultado, vale investir no produto. Eu lavo o meu cabelo dia sim, dia não, mas quando eu lavo com um xampu aquoso, meu cabelo dura até três dias sem lavar, porque ele tem uma limpeza melhor, é puro, não tem tanto condicionador, sua composição é mais suave e limpa sem pesar.
Aquoso: "Ele é transparente e geralmente tem a textura mais fluida. E é indicado para cabelos naturais a oleosos, que exigem uma limpeza mais profunda. Essse xampu limpa bastante o couro cabeludo e o enxágue também é bem mais fácil, não exige uma quantidade de água muito grande, nem muito tempo embaixo do chuveiro, por isso o cabelo não fica tão pesado. É possível identifica-lo pela cor. Ele vai deixar o cabelo hidratado, mas mais solto porque seu ph é mais neutro". A seguir, alguns produtos do tipo:
Elixir-Ultimate Óleo-Complexe, da Kérastase
Momo, da Davines
Cristalliste Bain Cristal, da Kérastase
Lumino Contrast, de L’Oréal Professionel
Elements, da Wella
Keratin Protect, da Wella SP Luxe Oil
Oil Reflexions, da Wella
Antirresíduo: "É preciso ter muita atenção aos xampus antirresíduo porque todos são aquosos e, nesse caso, não é bom usar todos os dias porque causam ressecamento. Esse tipo de xampu só deve ser usado uma vez na semana no máximo".
Cremoso: "É ideal para cabelos mais ressacados. É um xampu que pesa mais a raiz por ser mais nutritivo e ter um teor de condicionador maior em sua composição. Ele deixa o cabelo mais hidratado e sedoso, então se o seu cabelo é oleoso você não deve usá-lo. Geralmente tem a cor branca, rosa, azul, etc. A seguir, alguns produtos do tipo:
Meu Cacho Minha Vida, da Lola Cosmetics
All Soft, Redken
Enrich, da Wella
Revitrat Nutrição, da Dermage
Revitrat Reparação, da Dermage
Perolado: "O xampu perolado é como o cremoso, mas tem um brilho. Ele acaba sendo um xampu mais coringa, porque limpa bem e ao mesmo tempo hidrata. Está no meio do caminho. Ele não é tão pesado quanto o cremoso, mas não chega a ser tão leve quanto o aquoso. A seguir, alguns produtos do tipo:
Penetraitt, da Sebastian
Moisture Repair Shampoo, da Moroccanoil

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MODA E BELEZA :

Ver mais em Moda e Beleza