Mundo

Heineken é acusada de racismo em comercial e tira anúncio do ar

Porta-voz da marca reconheceu que a empresa "errou o alvo" e que vai levar as críticas como lição para futuras ações comerciais

Agência O Globo

A fabricante de bebidas Heineken tirou de circulação um anúncio de sua cerveja light após ser acusada de discriminação nas redes sociais. Muitos internautas — entre eles, o astro americano Chance The Rapper — enxergaram preconceito nas imagens do comercial.

Foto: Divulgação

No vídeo, um barman avista de longe uma mulher de pele branca com uma taça de vinho branco. Ele, então, faz uma garrafa do produto deslizar sobre o balcão. A cerveja passa por três pessoas negras até chegar às mãos da cliente branca. Ao fim, lê-se o slogan: "Sometimes, lighter is better". Em inglês, a palavra "light" pode ser referência à leveza calórica do produto (neste caso, o slogan seria traduzido para "Algumas vezes, mais leve é melhor") ou às cores claras ("Algumas vezes, mais claro é melhor").

Alguns internautas entenderam a referência às calorias ou até ao vinho branco. "Eles não estavam falando de raça. As pessoas estão transformando nada em algo (a criticar)", opinou um internauta. Mas vários usuários das redes repudiram o anúncio. "Nossa. Não é nem subliminar (o racismo)", escreveu um. "Muito, muito infeliz", considerou outro. O astro da música Chance The Rapper criticou o anúncio em seu Twitter.

"Eu acho que companhias estão lançando propagandas racistas de propósito para ganharem mais visualizações. Eu acho que eu não deveria ajudar postando isso, mas eu preciso falar. O anúncio 'às vezes mais claro é melhor' é terrivelmente racista, meu Deus", escreveu o rapper americano, que ressaltou não ter convocado um boicote contra a marca.

O anúncio foi retirado da página da Heineken Estados Unidos no YouTube. O porta-voz da marca, Bjorn Trowery, reconheceu que a empresa "errou o alvo" e que vai levar as críticas como lição para futuras ações comerciais.

"Por décadas, a Heineken desenvolveu marketing com diversidade que mostra mais do que nos une do que os que nos separa. Ainda que achemos que o anúncio referencia a cerveja Heineken Light, nós erramos o alvo, estamos levando o feeback de coração e vamos usar isso para influenciar futuras campanhas", esclareceu Trowery ao diário britânico "Metro".