Cinema

Hernani Heffner ministra oficina gratuita sobre cinema em Salvador

Encontros serão realizados na Sala Walter da Silveira, de 15 a 18 de setembro, das 13h à 17h

Redação iBahia (agenda@portalibahia.com.br)
O professor e historiador Hernani Heffner dirige o setor de conservação do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

De 15 a 18 de setembro, o Cineclube Glauber Rocha promoverá a oficina 'A mutação histórica do cinema - em película, eletrônico e digital', com o professor e conservador-chefe do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ) Hernani Heffner. Os encontros serão realizados na Sala Walter da Silveira, da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, das 13h à 17h.


O programa do curso inclui a formação básica sobre a invenção do cinema, seus pioneiros, o desenvolvimento da linguagem cinematográfica e as escolas e os movimentos do cinema. Assim como as exibições quinzenais de clássicos do cinema restaurados no Espaço Itaú, a oficina acompanha a proposta do Cineclube Glauber Rocha de resgatar a cinefilia na capital baiana.


Leia também:

Filme brasileiro recebe menção honrosa em festival de cinema suíço

Fotógrafo de Eduardo Campos registrou manifestações nordestinas

Ex-baterista do Slayer ministra workshop em Salvador

Le Cirque lança promoção 'Quarta Meia Para Todos'

'Lepo Lepo' concorre ao Prêmio Multishow de Música 2014


Atual presidente da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual, Heffner integra a iniciativa dos curadores e idealizadores do projeto, os cineastas Cláudio Marques e Marília Hughes, de fomentar a discussão sobre restauro e as  possibilidades de distribuição dessas obras cinematográficas. Paralela à sua oficina, Hernani traz para Salvador uma mostra com oito filmes que acompanharão as discussões realizadas nas aulas.


As inscrições para a oficina são gratuitas e estão abertas até o dia 5 de setembro. Os interessados podem se inscrever através do site www.cineclubegr.com, onde também consta ementa e bibliografia recomendada para o curso.