Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > sustentabilidade
Whatsapp Whatsapp
SUSTENTABILIDADE

Hoje é o Dia da Discriminação Zero

• 01/03/2015 às 13:09 • Atualizada em 01/09/2022 às 23:20 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

borboleta-ecod.jpg
Borboleta é o símbolo da data
Foto: Adam Mirowski

A ONU marca este 1º de março como o Dia da Discriminação Zero, uma chance de celebrar a diversidade e rejeitar qualquer tipo de preconceito. O secretário-geral Ban Ki-moon afirmou que a "discriminação é uma violação dos direitos humanos e não pode seguir impune". Para o chefe das Nações Unidas, "todos têm o direito de viver com respeito e dignidade".

Por sua vez, o diretor-executivo do Programa Conjunto sobre HIV/Aids, Unaids, Michel Sidibé, afirmou que "o compromisso de tornar o mundo livre de estigma e discriminação não é uma opção, é um dever". Sidibé lembrou que a discriminação provoca preconceito, limita as chances de milhões de pessoas e pode causar abusos e violência.

Para combater o problema, o chefe da Unaids declarou que é "necessário denunciar quando alguma coisa está errada, sensibilizar a população, apoiar as pessoas que estão sendo discriminadas e promover os benefícios da diversidade". Este ano, a agência da ONU escolheu a borboleta como símbolo da campanha.

O embaixador da Boa Vontade do Unaids, Toumani Diabaté, disse "acreditar ser possível ter um mundo livre do estigma e da discriminação, onde as pessoas possam se expressar abertamente e alcançar todo o seu potencial".

Alfabetização
Segundo o Programa Conjunto sobre HIV/Aids, muita coisa ainda precisa ser feita. Quase 80 países têm leis que criminalizam relações entre pessoas do mesmo sexo.

Em muitas nações, o índice de alfabetização entre as mulheres é muito menor do que entre os homens. Ainda segundo a agência, no Brasil, os descendentes africanos têm mais chances de estarem desempregados do que os brancos. E os salários dos negros representam menos da metade do que os dos brancos.

Nos Estados Unidos, 64% dos trabalhadores disseram ter visto ou sido vítima de discriminação pela idade. No Reino Unido, aproximadamente 70% dos trabalhadores que ganham salário mínimo são mulheres.

Em todo o mundo, mais de 10% das mulheres e 23% dos homens que sofrem de algum tipo de deficiência não buscam assistência de saúde porque foram maltratados na primeira visita ao médico.

(Por Edgard Júnior, da Rádio ONU)

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM SUSTENTABILIDADE :

Ver mais em Sustentabilidade