Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > mundo
Whatsapp Whatsapp
MUNDO

Homem pode ter contraído Zika das lágrimas do pai

Idoso de 73 anos, que morreu em junho deste ano, foi diagnosticado com câncer de próstata oito meses antes

Redação iBahia • 29/09/2016 às 8:30 • Atualizada em 29/08/2022 às 22:18 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Um americano pode ter contraído o vírus da Zika após ter tido contato com as lágrimas e o suor do pai que estava infectado. O caso, que foi analisado por especialistas da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, foi divulgado nesta quarta-feira, na publicação médica "New England Journal of Medicine". As informações são da agência de notícias "Associated Press".
O método de transmissão raro pode ter acontecido porque o pai do homem infectado tinha 100 mil vezes mais vírus da Zika em seu corpo que um paciente comum. Segundo a "Associated Press", a publicação não dá respostas definitivas sobre a razão pela qual os níveis de vírus no organismo do pai do americano eram tão altos ou por que o filho dele contraiu o vírus de uma forma ainda não documentada. No entanto, oferece novos detalhes sobre os eventos que antecederam o caso de transmissão que tem intrigado os pesquisadores.
Segundo o "New England Journal of Medicine", o idoso de 73 anos, que morreu em junho deste ano, foi diagnosticado com câncer de próstata oito meses antes. Ele estava se tratando com radioterapia, o que pode ter facilitado a replicação do vírus da Zika em seu corpo. O homem teria adquirido o vírus da Zika durante uma viagem de algumas semanas ao México, durante a qual outros de seus parentes também foram infectados com o vírus.
O filho dele, um americano, de 38 anos, apresentou os sintomas da Zika apenas cinco dias após visitar o pai em um hospital. Logo depois, recebeu o diagnóstico da doença. Ele se recuperou em pouco tempo. Mas especialistas descobriram que ele ajudou enfermeiras no hospital a cuidar de seu pai. Foi quando ele teve contato com as lágrimas do idoso sem usar luvas.
Nenhum dos enfermeiros adquiriu o vírus da Zika, nem mesmo outros parentes que visitaram o idoso. Vale lembrar que autoridadades testaram mosquitos da região e não encontraram sinais do vírus neles.
Segundo Sankar Swaminathan, chefe da divisão de doenças infecciosas da unidade de saúde da Universidade de Utah, o caso de transmissão raro pode ter acontecido porque o idoso tinha uma quantidade de vírus muito grande em seu organismo. Assim, afirmou que não existe a necessidade de se usar luvas ao lidar com pacientes comuns da doença. "Não há riscos de apertas as mãos de uma pessoa com uma infecção tradicional de Zika", garantiu o médico.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MUNDO :

Ver mais em Mundo