Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > especiais
Whatsapp Whatsapp
ESPECIAIS

Hospital Santa Izabel promove ações educativas no Outubro Rosa

Campanha alerta mulheres para a necessidade de prevenção contra o câncer de mama

Redação iBahia • 23/10/2018 às 16:17 • Atualizada em 28/08/2022 às 22:50 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Oferecimento

O câncer de mama é o que mais acomete a população feminina mundial. Por isso, o mês de outubro é dedicado a realização de ações de conscientização e prevenção a essa doença. Neste Outubro Rosa, o Hospital Santa Izabel, em Salvador, mantido pela Santa Casa da Bahia, vem realizando palestras e encontros sobre o tema. A campanha é importante para alertar as mulheres para a necessidade de cuidados com o corpo.

“As iniciativas adotadas têm contribuído para difundir informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento. Entre os resultados alcançados, percebe-se uma maior conscientização entre as mulheres de que o câncer pode ser diagnosticado precocemente, e como consequência disso, obter maiores taxas de cura”, afirma a oncologista do Hospital Santa Izabel, Melba Moura.

Leia mais:

Foto: Divulgação

A especialista, inclusive, esteve no último dia 19 conversando sobre o tema em uma empresa privada e, no dia 23, fechou a programação especial com um encontro entre as colaboradoras da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba).

Durante todo este mês, o hospital vem distribuindo material informativo, destacando a importância da prevenção e da realização do autoexame.

Como surge
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação anormal das células da mama, que forma um tumor maligno. Na maioria dos casos tem cura, se descoberto no início. Estão mais propensas a desenvolver a doença as mulheres com menarca precoce (menstruação antes dos 12 anos), menopausa tardia (após os 50 anos), sem filhos ou que tiveram o primeiro após os 35 anos e que fazem uso prolongado de reposição hormonal.

Diagnóstico precoce
A campanha que acontece no mês de outubro incentiva as mulheres a fazerem o diagnóstico precoce, que é um fator determinante nas chances de cura do câncer de mama. As formas mais eficazes para a detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico e a mamografia.

Prevenção e tratamento
O Instituto Baiano do Câncer (IBC), do Hospital Santa Izabel, realiza toda a assistência ao paciente oncológico. O IBC integra desde as consultas clínicas, tratamentos especializados, internação e tratamentos avançados.

Além disso, o Santa Izabel conta com equipe especializada e disponibiliza um dos mais modernos centros de radioterapia do Norte e Nordeste, com aceleradores lineares de última geração associados às mais modernas técnicas de tratamento. Essas técnicas permitem uma abordagem eficiente ao tumor, minimizando os efeitos da radiação sobre os tecidos vizinhos normais.

A condição de referência no tratamento do câncer é reforçada pelo Programa de Cancerologia Clínica, que a unidade desenvolve na área de Residência Médica, e funcionamento do Centro de Pesquisas Clínicas Multicêntricas, realizando iniciativas científicas de amplo alcance a partir de protocolos mundiais. O Hospital da Santa Casa da Bahia também oferece procedimentos de apoio no tratamento e diagnóstico por imagem, como a quimioembolização, tomografia computadorizada, ressonância magnética, gama-câmara, medicina nuclear e PET CT.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPECIAIS :

Ver mais em Especiais