Eleições 2018

iBahia e Correio realizam sabatina com os candidatos ao governo da Bahia

Entrevistas com os concorrentes serão realizadas entre os dias 4 e 6 de setembro e serão transmitidas através dos canais digitais (Facebook e Youtube) dos dois portais

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Sessenta minutos (sem cortes) de perguntas diversas, respostas e propostas. Este é o tempo que o eleitor terá para conhecer mais os candidatos ao governo do estado da Bahia durante a sabatina promovida pelo portal iBahia e CORREIO. As entrevistas com os seis candidatos ao cargo serão dividas em três dias (4,5 e 6 de setembro) e serão transmitidas através dos canais digitais (Facebook e Youtube) dos dois veículos.

Foto: Arisson Marinho/CORREIO
Durante o tempo de sabatina, os candidatos irão responder perguntas elaboras pelo iBahia e pelo CORREIO, por entidades representativas na Bahia, especialistas e questionamentos diretos dos leitores. A mediação será realizada pelo editor de Política e Economia do CORREIO, Donaldson Gomes, e da influenciadora digital e jornalista Maíra Azevedo, criadora da personagem Tia Má.

O iBahia acumula 22.698.904 de pageviews e 3,1 milhões de usuários por mês, enquanto o CORREIO possui uma audiência mensal de de 30 milhões pageviews e 5 milhões de usuários únicos.

Reunião com os assessores
As equipes do iBahia e do CORREIO se reuniram na tarde desta quinta-feira (30), na Rede Bahia, com os assessores dos candidatos para apresentar as regras da sabatina. Todos os seis candidatos confirmaram presença na sabatina desde o dia 09 de agosto.

O editor chefe do iBahia, Rafael Sena, ressaltou que a realização da sabatina reforça o papel institucional dos veículos. “Neste momento, nosso papel é subsidiar o eleitor com as melhores informações para que ele faça uma escolha consciente”, disse.

Já o diretor de jornalismo e mídias digitais do CORREIO, Roberto Gazzi destacou a importância de debater os principais temas para a Bahia. “Tem um aspecto até de comprometimento. A sociedade terá a oportunidade de cobrar os candidatos a partir do que ele se comprometeu a fazer”, ressaltou.

A editora-chefe do CORREIO, Linda Bezerra, espera que as sabatinas permitam aos candidatos se apresentarem aos eleitores. “Não há espaço para ataques. Há espaço para discutir propostas. Contamos com o engajamento total de nossas equipes neste projeto”, afirmou

O jornalista Donaldson Gomes destaca o caráter complementar que a sabatina tem no processo de escolha do eleitor. “Os debates entre os candidatos são muito interessantes porque nos permitem conhecer um pouco mais das personalidades de cada um, mas deixam pouco tempo para as propostas. Na sabatina, o eleitor tem a oportunidade de saber como o candidato pretende cumprir aquilo que está prometendo".  

A jornalista Maíra Azevedo considera a participação dela nas sabatinas com os candidatos  como uma possibilidade de dar voz aos menos favorecidos no atual processo político.

“Eu sou uma mulher preta da periferia de Salvador. Esta é uma chance que eu tenho de levar os anseios de quem vive a mesma realidade que eu. Onde eu moro, as pessoas sofrem quando precisam de serviços determinados serviços públicos”, destacou Maíra Azevedo.

Compareceram na reunião os representantes de Celia Sacramento (Rede), João Henrique (PRTB), João Santana (MDB), José Ronaldo (DEM) e  Marcos Mendes (Psol). A assessoria do candidato Rui Costa afirmou que não poderia participar do encontro e solicitou as regras da sabatina via e-mail.

Regras da sabatina
As sabatinas serão divididas em quatro blocos de 15 minutos. No primeiro, os candidatos terão a oportunidade de se apresentar ao eleitor, respondendo uma pergunta comum a todos e outra feita por um adversário, que foi sorteado previamente ontem, na presença dos assessores.

Pelo sorteio realizado ontem, o candidato Marcos Mendes pergunta para Rui Costa;  Rui Costa pergunta para Zé Ronaldo;  João Santana e João Henrique fazem perguntas um para o outro; Célia Sacramento pergunta para Marcos Mendes; e Zé Ronaldo pergunta para a candidata Célia Sacramento.

Nos demais blocos, eles apresentarão seus projetos, respondendo perguntas do iBahia/CORREIO, de representantes da sociedade e de especialistas em áreas temáticas.  Alguns leitores terão as perguntas gravadas em vídeo na Estação da Lapa e transmitidas no dia de cada sabatina, para ressaltar o caráter participativo do programa.

Todas as perguntas  serão relacionadas a propostas de governo. As questões só serão conhecidas pelos candidatos durante as sabatinas. Para garantir a isenção e a seriedade das sabatinas, as perguntas enviadas por especialistas e entidades serão registradas previamente em cartório.

Cronograma das sabatinas
Terça-feira (dia 4)
11h -  Zé Ronaldo (DEM)
13h -  Rui Costa (PT)

Quarta-feira (dia 5)
11h -  Marcos Mendes (PSOL)
13h -  João Santana (PMDB)

Quinta-feira (dia 6)
11h -  Célia Sacramento (Rede)
13h -  João Henrique (PRTB)