Carros

iBahia sobre rodas: Volkswagen traz nova versão do Polo; veja novidades

Modelo brasileiro terá algumas diferenças em relação ao europeu

Fabio Cota, colaborador iBahia* (fabio.cota@redebahia.com.br)
- Atualizada em

No mês de outubro o Novo Polo vai chegar às concessionárias Volkswagen de todo o país, anunciou a montadora.

Para isso, a empresa investiu R$ 2,6 bilhões na fábrica de São Bernardo do Campo, interior de São Paulo. A novidade virá com motores 1.0 MPI, 1.0 TSI de 3 cilindros e possivelmente uma versão 1.6 de 4 cilindros.

Será fabricado compartilhando a linha de montagem da Saveiro. A versão 1.0 de 3 cilindros terá ar condicionado, rodas de liga leve de 15 polegadas, câmbio manual de 5 marchas, central multimídia, mas o freio é a tambor nas rodas traseiras.

O motor das versões TSI terão 128 cavalos, poderão vir com câmbio automático de 6 velocidades e freio a disco nas 4 rodas. O modelo brasileiro terá algumas diferenças em relação ao europeu. A versão de entrada será chamada apenas de “Polo”, a intermediária é a Comfortline e a topo de linha, Highline.

Como item de conforto, todas as versões virão com direção elétrica. Já o controle de estabilidade e monitoramento da pressão dos pneus equipam somente os modelos TSI. A versão Topo, Highline, trará central multimídia com tela de 8 polegadas e quadro de instrumentos 100% digital. O Polo deixou de ser vendido no brasil em 2015 e reaparece totalmente renovado, construído na mesma plataforma da última geração do Golf e também do Audi A3 Sedan, esses produzidos em São José dos Pinhais, Paraná.

O Novo Polo começa a ser produzido exatamente 60 anos depois do primeiro modelo fabricado no Brasil, a saudosa Kombi. Em 2018 está prevista a chegada do Sedan Virtus, na mesma plataforma. Em 2020, uma nova picape e ainda um SUV.

* Radialista profissional há 31 anos e especialista em veículos. Apresentou diversos programas do segmento nas emissoras de rádio e TV na Bahia e Sergipe