Educação

IFBA abre 2.997 vagas para cursos técnicos gratuitos

Interessados devem realizar as inscrições até o dia 16 de abril na página do processo seletivo

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) abriu inscrições para cursos técnicos gratuitos. Ao todo, são 2.997 vagas, sendo 460 para a capital baiana. Os interessados devem realizar as inscrições até o dia 16 de abril na página do processo seletivo 2021 (www.selecao.ifba.edu.br). 

Em razão da pandemia da Covid-19, a seleção será em formato digital e gratuita, somente por meio de análise do Histórico Escolar. Não haverá provas. 

Os cursos técnicos em automação industrial, eletrotécnica, geologia, química, refrigeração e climatização, edificações, mecânica e eletrônica são ofertados pelo campus Salvador na forma integrada (ensino médio com formação profissional) que é destinada aos candidatos que, até a data da matrícula no IFBA, tenham concluído o Ensino Fundamental. Os cursos técnicos em automação industrial, eletrotécnica, hospedagem, manutenção mecânica industrial, instalação e manutenção eletrônica e saneamento são ofertados pelo campus Salvador na forma subsequente (formação profissional) que é destinada aos candidatos que, até a data da sua matrícula no IFBA, tenham concluído o Ensino Médio.

O Instituto reserva 50% das vagas para estudantes que cursaram integralmente o Ensino Fundamental e o Ensino Médio em escolas públicas, conforme critérios estabelecidos nos editais. Também reserva vagas para pessoas com deficiência.