Educação

Ifba abre inscrição para 620 vagas em cursos técnicos integrados e subsequentes

A data da prova, objetiva e redação, está prevista para o dia 22 de outubro deste ano

Redação Correio 24h
- Atualizada em

Estão abertas, até o dia 17 de agosto, as inscrições para 620 vagas no Processo Seletivo 2018 para as formações técnicas integradas e subsequentes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), Campus Salvador. Os interessados devem efetuar a inscrição através do site.  O valor da inscrição é R$ 35.

Os egressos ou estudantes de escolas públicas podem solicitar a isenção parcial da taxa, reduzindo o valor em 90%, para R$ 3,50, como prevê a Lei nº 12.711/12. Nesse caso, é necessário se inscrever até o dia 3 de agosto e entregar a documentação exigida em edital na sede do campus, situado no Barbalho, até 4 de agosto.

Dentro dessa porcentagem, 50% são destinados aos que comprovarem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. Ainda há oportunidades pelas cotas sociais, com vagas para afrodescendentes, índios, índios descendentes e de outras etnias, conforme percentual indicado no último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os candidatos com deficiência têm reserva de 5% em relação ao total.

A data da prova, objetiva e redação, está prevista para o dia 22 de outubro deste ano. Na capital baiana, são oito cursos técnicos na forma integrada: automação industrial, edificações, eletrônica, eletrotécnica, geologia, mecânica, química, refrigeração & climatização.

Os cursos integrados têm duração mínima de quatro anos e conciliam ensino médio com o técnico. Na capital baiana, são oito formações desse perfil: automação industrial, edificações, eletrônica, eletrotécnica, geologia, mecânica, química, refrigeração e climatização. Voltados para aqueles que já concluíram o ensino médio, os cursos subsequentes têm duração menor - média de dois anos -, sendo mais focados no mundo do trabalho. Em Salvador, são cinco opções: automação industrial, eletrotécnica, instalação e manutenção eletrônica, manutenção mecânica industrial e hospedagem.