Saúde

Incidência de cálculo renal aumenta no verão? Veja mitos e verdades sobre a doença

O iBahia reuniu uma lista de verdades e mentiras sobre a doença

Redação iBahia (redação@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

O cálculo renal, também chamado popularmente de "pedra nos rins", é uma doença causada pela formação de estruturas cristalinas nas várias partes do trato urinário. Apesar de ser bastante comum, a doença ainda gera muitas dúvidas entre as pessoas. Pensando nisso o iBahia reuniu uma lista dos mitos e verdades sobre a doença. Confira:


A dor do cálculo renal é semelhante a do parto normal. PARCIALMENTE VERDADE: A dor causada pela pedra no trato urinário é muito intensa, principalmente quando ela se localiza entre o rim e a bexiga, a chamada cólica renal. Mas não há como precisar se é pior do que a do parto.


Beber pouca água causa cálculo renal. PARCIALMENTE VERDADE: O cálculo é formado geralmente por cristais de oxalato de cálcio eliminados pela urina, que ao se agruparem com o tempo formam as pedras. Quanto mais água a pessoa tomar, maior a chance de eliminar os cristais. 


Urina amarelada e com sangue indica pedras nos rins. MITO. Estas características podem indicar cálculo renal, mas sozinhas não necessariamente apontam para quadro de cálculo renal. 




Beber refrigerantes causa pedras nos rins. MITO: Não há qualquer estudo definitivo que comprove isso, mas o consumo de alimentos industrializados que contenham muito sódio  aumenta o risco de formação de pedras nos rins.Quem já teve cálculo corre mais risco de ter de novo. VERDADE: As taxas de recorrência em quem já teve cálculo chegam a 50%.


Consumir muita vitamina C pode causar pedra nos rins. VERDADE: A vitamina C estimula a excreção de oxalato que pode provocar aumento na frequência dos cálculos. 

Homens correm mais risco de ter cálculo renal. VERDADE: Há maior incidência no sexo masculino, mas os motivos não são claros. Pesquisas indicam que 10% dos meninos e 5% das meninas que nascem hoje, se chegarem aos 70 ou 80 anos, terão cálculos renais.

Incidência de cálculo renal aumenta no verão. VERDADE: Devido à menor hidratação e à perda de líquidos pelo suor.