Mundo

Indiano engole centenas de pregos e moedas há três anos; veja vídeo

Ao longo de um período de três anos, homem engoliu 140 moedas, 150 pregos e um punhado de porcas, parafusos e baterias

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Um grupo de médicos descobriu centenas de pregos, moedas e outros objetos dentro do estômago de um indiano que chegou ao hospital reclamando de fortes dores. De imediato, os especialistas suspeitaram que se tratava de um caso de intoxicação alimentar ou uma úlcera.




Ao longo de um período de três anos, Rajpal Singh, de 34 anos, engoliu 140 moedas, 150 pregos e um punhado de porcas, parafusos e baterias. Ele também já engoliu pregos e ímãs. Quando os médicos realizaram uma endoscopia - a inserção de um longo e fino tubo com uma câmera acoplada - as centenas de objetos estranhos em seu estômago foram revelados.


 Veja também: 'Síndrome de Pica' faz grávida ter desejo de comer pedras e põe em risco saúde do bebê


O agricultor natural de Bathinda, estado ocidental de Punjab, na Índia, disse que seu hábito bizarro começou depois que ele passou por uma depressão. Segundo ele, comer objetos de metal trazia-lhe conforto. "Eu costumava engolir moedas e metais com suco de frutas ou leite. Devido a problemas familiares eu acabei entrando em depressão e fiquei viciado neste hábito estranho. Os médicos disseram-me que esses objetos afiados poderiam perfurar o meu intestino e eu acabaria morrendo. Eu me sinto muito mais relaxado agora. Nunca mais vou fazer isso, de novo”, relatou o agricultor.


Gagandeep Goyal, gastroenterologista do hospital local que desvendou os corpos estranhos no estômago de Singh, realizou 240 procedimentos para remover os objetos, e mesmo assim, alguns permaneceram no local. A cirurgia acompanhada por uma equipe de cinco médicos utilizou 9 horas na operação para remover o resto do metal. Singh ainda vai precisar de outra operação para remover o que ainda falta. "O paciente veio até nós com fortes dores de estômago. Quando fizemos a endoscopia, ficamos chocados ao ver tantos corpos estranhos, inclusive moedas e objetos pontiagudos em seu estômago. Embora tenhamos conseguido remover a maioria deles, há ainda objetos afiados e moedas em seu estômago”, disse Goyal.


Cuidado, vídeo tem imagens fortes: