Saúde

Ingerir antidepressivo por muitos anos pode levar ao ganho de peso

Pesquisadores afirmaram que o objetivo do estudo não era provar que medicamentos engordam, mas a correlação

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

O consumo prolongado de antidepressivos pode mexer na sua balança.A conclusão sobre o aumento de peso é de um estudo publicado no periódico científico BJM, que envolveu mais de 300 mil pessoas.

Durante a pesquisa, pacientes que usaram qualquer um dos dez antidepressivos escolhidos pelos cientistas (os mais comuns na Grã-Bretanha) apresentaram um risco 21% maior de ganhar entre 2 kg e 4 kg do que pessoas que não tomaram os comprimidos. Em alguns casos, os quilos adquiridos fizeram com que as pessoas saíssem de seus pesos saudáveis e entrassem em um quadro de sobrepeso ou até obesidade. Receita: Carne de siri com cogumelos para variar a proteína do jantar 

A probabilidade de engordar se mostrou maior entre os indivíduos que tomavam o medicamento de forma contínua há dois ou três anos, e o ganho de peso aconteceu ao longo de seis anos. Os autores não sabem ao certo por que os quilos extras não apareceram mais cedo.

 Os pesquisadores afirmaram que o objetivo do estudo não era provar que medicamentos engordam, mas a correlação.

De acordo com os cientistas, o trabalho não busca provar que determinados medicamentos engordam, apenas mostrar que há uma correlação. “É importante enfatizar que os pacientes não devem parar de tomar seus remédios e, se tiverem alguma preocupação em relação ao peso, precisam falar com seus médicos”, disse, em nota, o líder da investigação, Rafael Gafoor, psiquiatra da universidade King’s College, em Londres.