Sustentabilidade

Iniciativa de português é utilizada para acabar com riscos de deslizamentos em Salvador

A inovação é uma solução na recuperação de solos contaminados, tratamento de águas contaminadas e mitigação de erosão em geral

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
O português Fernando Costa Pinto vive em Salvador desde 2005 e, desde lá, tenta introduzir na cidade uma inovação para acabar com os riscos de deslizamentos de terra. O grampo verde é uma forma de contenção de encostas utilizando a bioengenheria.Além da contenção de encostas, a inovação é uma solução na recuperação de solos contaminados, tratamento de águas contaminadas e mitigação  de erosão em geral, segundo Pinto. A tecnologia é totalmente natural e mais barato com função grampo.
Foto: Divulgação
A avenida Garibaldi, próxima ao cruzamento com a Vasco da Gama, já conta com o projeto. De acordo com o criador, o local é uma área extremamente íngreme. O plantio está com nove meses desde que foi implantado.A investigação científica realizada nas últimas décadas com o Cryzopogon Zizanióides, conhecido popularmente como Vetiver ou Capim Sândalo, tem mostrado que com suas raízes gigantescas, é um dos mais eficazes e seguros métodos naturais de contenção de encostas e taludes e proteção do meio ambiente.