Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > entretenimento
Whatsapp Whatsapp
ENTRETENIMENTO

Inimigo quase invisível: saiba como evitar e eliminar as traças

Você com certeza já encontrou uma roupa cheia de furinhos

Redação iBahia • 23/09/2020 às 10:42 • Atualizada em 28/08/2022 às 3:03 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
As traças são verdadeiras pragas domésticas, você com certeza já encontrou uma roupa cheia de furinhos. As pequenas larvas dentro de casulos achatados "passeiam" por roupas, alimentos e livros mudando completamente o aspecto destes objetos. Para evitar o aparecimento destes visitantes inconvenientes dicas de limpeza e organização fazem toda diferença.
Antes de partirmos para dicas, você precisa entender um pouco mais sobre a ação dos três tipos de traça. As traças que aparecem em roupas e alimentos são da ordem dos lepidópteros, que são a fase larva das mariposas. Já as de livros, conhecida como torpedo prateado, não tem asas e pertencem ao grupo dos tisanuros. Nos três casos, o aparecimento é mais comum nos períodos mais quentes do ano.
As traças se alimentam de amido ou materiais que contenham quitina (escamação de pele, pelos e cabelos). Elas ficam em cantos escuros de armários, gavetas, caixas e nos rodapés das casas.
Para te ajudar a se livrar dessa praga, a personal organizer Camila Teixeira, da Brilux, deu algumas dicas.
Limpeza: "O ideal é que a casa seja higienizada com frequência. Um ambiente limpo evita a proliferação deste e de outros insetos", explica. O principal aliado nesta tarefa será o aspirador de pó.
Para proteger as roupas, evite guardar roupas já usadas no armário. Priorize lavá-las e colocar para secar ao sol antes de guardar junto com as outras roupas - esse conselho vale inclusive para aquela peça que você usou só uma vez. Caso não lave no primeiro uso, busque deixar em um local separado. Outra orientação é manter o guarda-roupa ou armários arrumados (frequência de limpeza de duas semanas).
Se livre do mofo: "O vinagre é um ótimo desinfetante natural e pode ser utilizado para isso. Uma dica legal é utilizar sachês de cravo com pimenta do reino, em saquinhos de algodão, colocando em locais utilizados com pouca frequência. Tudo que tiver um cheiro mais forte espanta a traça".
Fuja da umidade: aproveite os dias de sol para deixar os armários e guarda-roupas um pouco abertos.

Organização, principalmente na cozinha: guarde os alimentos em potes vedados. "Indico o uso de potes de vidro porque escrevo neles a data de validade da embalagem com marcador permanente. Depois, é só lavar com esponja, água e sabão para tirar, acho super prático".

A traça já apareceu, e agora?
Os visitantes indesejados não suportam alguns odores - cânfora em pedra, capim cidreira e sachê de cravo e louro. Dicas de uso:
1- Coloque uma pedra de cânfora em cada
gaveta, caixa, espaço interno de armário, prateleira de livros. É recomendado trocar uma vez por mês.
2- Dobre e amarre algumas folhas de capim cideira, fazendo uma espécie de trouxinha, e coloque pelos locais que as traças costumam ficar. A mistura funciona durante um mês, depois vale substituir.
3- Faça saquinhos com alguns cravos e folhas de louro e espalhe pelos locais que as traças ficam. A dica funciona bem e precisa de substituições a cada três meses.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ENTRETENIMENTO :

Ver mais em entretenimento