Comportamento

Inimigo quase invisível: saiba como evitar e eliminar as traças

Você com certeza já encontrou uma roupa cheia de furinhos

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br )

As traças são verdadeiras pragas domésticas, você com certeza já encontrou uma roupa cheia de furinhos. As pequenas larvas dentro de casulos achatados "passeiam" por roupas, alimentos e livros mudando completamente o aspecto destes objetos. Para evitar o aparecimento destes visitantes inconvenientes dicas de limpeza e organização fazem toda diferença. 

 Antes de partirmos para dicas, você precisa entender um pouco mais sobre a ação dos três tipos de traça. As traças que aparecem em roupas e alimentos são da ordem dos lepidópteros, que são a fase larva das mariposas. Já as de livros, conhecida como torpedo prateado, não tem asas e pertencem ao grupo dos tisanuros. Nos três casos, o aparecimento é mais comum nos períodos mais quentes do ano. 

 As traças se alimentam de amido ou materiais que contenham quitina (escamação de pele, pelos e cabelos). Elas ficam em cantos escuros de armários, gavetas, caixas e nos rodapés das casas. 

 Para te ajudar a se livrar dessa praga, a personal organizer Camila Teixeira, da Brilux, deu algumas dicas. 

Limpeza: "O ideal é que a casa seja higienizada com frequência. Um ambiente limpo evita a proliferação deste e de outros insetos", explica. O principal aliado nesta tarefa será o aspirador de pó. 

Para proteger as roupas, evite guardar roupas já usadas no armário. Priorize lavá-las e colocar para secar ao sol antes de guardar junto com as outras roupas - esse conselho vale inclusive para aquela peça que você usou só uma vez.  Caso não lave no primeiro uso, busque deixar em um local separado. Outra orientação é manter o guarda-roupa ou armários arrumados (frequência de limpeza de duas semanas). 

Se livre do mofo: "O vinagre é um ótimo desinfetante natural e pode ser utilizado para isso. Uma dica legal é utilizar sachês de cravo com pimenta do reino, em saquinhos de algodão, colocando em locais utilizados com pouca frequência. Tudo que tiver um cheiro mais forte espanta a traça". 

Fuja da umidade: aproveite os dias de sol para deixar os armários e guarda-roupas um pouco abertos. 

Organização, principalmente na cozinha: guarde os alimentos em potes vedados. "Indico o uso de potes de vidro porque escrevo neles a data de validade da embalagem com marcador permanente. Depois, é só lavar com esponja, água e sabão para tirar, acho super prático".

A traça já apareceu, e agora? 

Os visitantes indesejados não suportam alguns odores - cânfora em pedra, capim cidreira e sachê de cravo e louro. Dicas de uso: 

1- Coloque uma pedra de cânfora em cada 

gaveta, caixa, espaço interno de armário, prateleira de livros. É recomendado trocar uma vez por mês. 

2- Dobre e amarre algumas folhas de capim cideira, fazendo uma espécie de trouxinha, e coloque pelos locais que as traças costumam ficar. A mistura funciona durante um mês, depois vale substituir. 

3- Faça saquinhos com alguns cravos e folhas de louro e espalhe pelos locais que as traças ficam. A dica funciona bem e precisa de substituições a cada três meses.