Educação

Inscrição para bolsas remanescentes do Prouni termina nesta terça

Candidatos que já estejam matriculados em instituições de ensino ainda podem tentar uma vaga no programa

Agência O Globo

Termina nesta terça-feira o prazo para que alunos que já estejam matriculados em alguma instituição de ensino tentem conseguir uma das bolsas remanescentes do Programa Universidade Para Todos (ProUni). Os estudantes interessados podem concorrer a uma das vagas por meio do site do programa.

De acordo com as regras, podem concorrer à bolsa professores da rede pública que estejam atuando em sala de aula de escola pública, desde que se candidatem a cursos de licenciatura. Além disso, também podem disputar o benefício candidatos que tenham participado de alguma edição do Enem a partir de 2010 e obtido nota maior que 450. Nesse caso, o candidato também não pode ter zerado a redação.

Há ainda outros critérios para obter a bolsa. Em relação às integrais, o estudantes precisa ter renda familiar mensal por pessoa de até um salário mínimo e meio. No caso das bolsas parciais, o candidato pode ter renda mensal familiar por pessoa de até três salários mínimos. Os estudantes também precisam atender a pelo menos um dos seguintes critérios: ter cursado ensino medio em escola pública ou ter sido bolsista integral em uma escola particular; ser pessoa com deficiência; ser professor de rede pública.

A edição do primeiro semestre de 2019 do Prouni teve 946.979 de candidatos inscritos, de acordo com o Ministério da Educação. Como cada candidato podia escolher até duas opções de curso, o número de inscritos chegou a 1.820.446. Em 2019, foram oferecidas 243.888 bolsas de estudo.