Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias
Whatsapp Whatsapp
NOTÍCIAS

Instagram lança o IGTV; saiba tudo sobre a novidade

Aplicativo foi lançado na manhã desta quinta-feira (21)

Redação iBahia • 21/06/2018 às 16:36 • Atualizada em 31/08/2022 às 19:08 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O Instagram liberou, na manhã desta quinta-feira (21), uma nova funcionalidade para a plataforma: o Instagram TV (ou IGTV). A novidade, que também conta com aplicativo próprio para iOS e Android, vem para bater de frente com o serviço de streaming de vídeos mais famoso do mundo, o YouTube. Canais de contas verificadas - aquelas com o sinalzinho azul ao lado do nome - podem fazer upload de vídeos de até uma hora e os seguidores podem interagir com os criadores na área de comentários. Os perfis sem a verificação também podem gerar conteúdo, mas de até dez minutos. Quer saber como funciona a novidade? O iBahia reuniu algumas das principais informações. Chega mais:

Como criar uma conta e utilizar?

Se você atualizar o aplicativo do Instagram vai notar que no canto superior direito agora existe uma "televisão": esta é a área voltada para a nova função. Ao clicar, é possível ver uma engrenagem ao lado de "Pesquise no IGTV" - é nela que você vai clicar e criar a sua conta. Só é possível fazer o upload a partir da sua galeria, o que facilita para quem quer produzir vídeo mais elaborados. Por falar nisso, o tamanho ideal para a publicação é de 1080 de largura por 1920 de altura. Se ligue!

A engrenagem fica logo acima das abas e, ao clicar, surge a opção de criar um canal. Se você já criou, um ícone com a sua foto substitui a engrenagem.

Depois de passar pelo processo, é só clicar no seu ícone, tocar no "+" e selecionar um dos vídeos da sua galeria. Ele também mostra o tempo do vídeo, o que facilita na hora de escolher a versão final. Ao clicar, uma nova janela aparece, onde o usuário deve colocar o título, descrição e escolher uma capa (funciona como as thumbnails do YouTube) - que, por sinal, pode ser retirada do próprio vídeo ou produzida de forma externa. Pronto! Seu vídeo está a ponto de ser exibido.

Também é possível enviar para a sua página do Facebook.
O layout pode assustar na primeira utilização, mas é tudo muito intuitivo. Assim que a nova seção é aberta, você verá algumas abas: "Para você", "Seguindo", "Populares" e "Continuar assistindo". O "Para você" é baseado no que você consome, como músicas, jornalismo, curiosidades ou qualquer interesse em particular. O "Seguindo", como o próprio nome já diz, é a aba responsável por exibir as pessoas que você segue. "Populares" é o lar do que está bombando, como videoclipes e trailers - funciona como o "em alta" do YouTube. Por último (e muito importante!), o "Continuar assistindo", que vai facilitar a conclusão daqueles vídeos que você começa a assistir, mas esquece de finalizar.
Se alguém que você segue publicar um vídeo no IGTV, uma notificação vai surgir na parte superior do Instagram.

Quem já está usando?
O Instagram realizou um evento de lançamento e convidou alguns criadores de conteúdo, que estão insatisfeitos com o sistema de monetização do YouTube. Cauê Moura, pioneiro no YouTube, por exemplo, já lançou um vídeo exclusivo do seu canal na plataforma.

Hugo Gloss, famoso por publicar matérias e entrevistas do mundo de famosos e notícias da cultura pop, também já deu o pontapé inicial e começou a postar. A cantora Anitta também já deu as caras, o que indica que a plataforma será considerada na hora de postar videoclipes.

Cauê Moura e Hugo GlossFoto: Reprodução

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NOTÍCIAS :

Ver mais em Notícias