Tecnologia

Instagram lança recurso de legenda com descrição de imagens para cegos

Os textos que explicam o que há nas imagens podem ser automáticos ou escritos pelos usuários

Agência O Globo

A última atualização do Instagram, rede social que tem nas imagens e vídeos compartilhados sua principal característica, incluiu a opção de descrição automática e legendas produzidas especialmente para cegos, de forma a tornar o app mais inclusivo.

Apesar da funcionalidade já existir há mais de dois anos no Facebook — empresa dona do Instagram —, o recurso entra só agora no rol de ferramentas da rede social de fotos. O recurso permite que todas as novas fotos tenham uma legenda específica feita para quem não enxerga.

A cada nova postagem, o usuário pode criar uma descrição da foto, que será acionada por pessoas que utilizam o celular com leitores de tela — específicos para cegos — ligados, como o TalkBack, do sistema operacional Android, e o Voice Over, do iOS.

"Estamos lançando duas novas melhorias para tornar mais fácil que pessoas com deficiências visuais usem o Instagram. Com mais de 285 milhões de pessoas no mundo que têm problemas visuais, sabemos que várias delas podem se beneficiar de um Instagram mais acessível", disse a rede social em uma postagem oficial no fim de novembro.

"Primeiro, estamos lançando textos alternativos automáticos para que possam ouvir descrições de fotos por meio de leitores de tela no seu feed, perfil e 'explorar'. Essa opção usa uma tecnologia para gerar uma descrição das fotos para leitores de tela, de forma que seja possível ouvir uma lista de itens que compõem a foto enquanto você navega pelo app", continuou o Instagram no texto.

A ação do Instagram acompanha o movimento #pracegover, em que brasileiros descrevem junto com imagens nas redes sociais, diretamente na legenda, os componentes presentes na foto.

Passo a passo para incluir legendas

Para incluir uma legenda específica para cegos, chamado de "texto alternativo", o usuário deve, no momento de publicar uma nova foto, descrever a imagem por meio da opção "configurações avançadas".

Fotos antigas também podem ter uma legenda incluída ao se clicar em "editar".

Já para obter a descrição automática do app, basta tocar na imagem com algum leitor de tela ativado.