Comportamento

Isis Valverde e Sabrina Sato mostram nas redes sociais seus looks preferidos

Nos anos 80, mostrar a barriga se tornou uma tendência, junto ao cropped

Bárbara Nobrega, da Agência O Globo


Se há quase 50 anos a foto de Leila Diniz grávida, de biquíni, na Praia de Ipanema, repercutiu por desafiar os padrões da época, hoje em dia a ordem é não somente mostrar a barriga, mas torná-la o principal elemento a ser apreciado nos looks diários das gestantes. E quem prova isso são as barrigudas mais estilosas da atualidade, Sabrina Sato e Isis Valverde, que desfilam elegância em suas redes sociais.

— No tempo da minha mãe, as grávidas se escondiam em roupas largas. Hoje em dia, elas usam vestidos colados e barriga de fora, por exemplo. Isso mostra naturalidade e orgulho, não há dúvida de que a mulher está esperando um bebê. Há uma liberdade que veio com essa questão da ascensão do poder feminino, a pessoa pode se aceitar, inclusive grávida. Não existe mais uma moda feita para grávidas, elas apenas se adaptam às tendências — comenta Ana Andreazza, consultora de moda e estilo.

Foto: Reprodução
Nos anos 80, mostrar a barriga se tornou uma tendência, junto ao cropped. Essa moda voltou no início do século 21 e novamente sumiu, até despontar de vez há cerca de dois anos.

 — As Kardashians quando grávidas mostraram a barriga. O cropped trouxe a possibilidade de exibir a parte superior do abdômen, acima do umbigo, e preparou o terreno para a barriga vir completamente de fora — explica Ana.

É importante perceber que há diferenças entre o estilo de Isis e Sabrina, ambas no sexto mês de gestação. Enquanto a atriz prioriza um visual mais casual, a apresentadora aposta numa identidade visual que requer mais produção.

— Isis tem um ar mais descontraído, não há muita produção. Ela tem um estilo mais despojado. Usa roupas em tecido canelado, que esticam, por exemplo. Já Sabrina é mais fashionista, usou mais volume no começo da gravidez. Do início ao fim, ela e o stylist vão buscar peças de marca, sempre priorizando esse estilo dela — explica Ana Amélia Racy, consultora de imagem e estilo e personal stylist.
Foto: Reprodução

Também grávida, Ana Amélia sempre exibe os looks que usa em seu Instagram. Ela, no entanto, prefere não mostrar a barriga, e investe numa linha mais contemporânea.

— É importante se manter no próprio estilo. Compreender o que quer valorizar, o que não quer mostrar tanto. A cada semana, é um corpo novo. Não é só uma mudança física, é uma questão de cabeça também. Eu passei por isso! A gravidez mexe muito com nossa autoestima. O mais importante é escolher elementos que têm a ver com nossa personalidade. Não pensar que está vestindo uma barriga, mas que está se vestindo. Muitas vezes, a mulher começa a perder a identidade na época de gravidez — ressalta Ana Amélia, grávida de oito meses.