Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > empregos e concursos
Whatsapp Whatsapp
EMPREGOS E CONCURSOS

ITA encerra inscrições de vestibular com 110 vagas

Além disso, serão oferecidas mais 85 vagas ordinárias, destinadas aos candidatos que não tenham interesse de ingressar no Quadro de Oficiais Engenheiros:

Redação iBahia • 18/09/2018 às 9:30 • Atualizada em 31/08/2022 às 1:26 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

As inscrições para o Vestibular 2019 do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) terminam nesta terça-feira, com 110 vagas oferecidas para a formação de engenheiros. O edital previa que o prazo fosse até o dia 15, porém, alguns problemas técnicos ocorridos durante o período de inscrições foram compensados com o novo período.

O ITA fica em São José dos Campos, e edital da seleção está disponível no site, em que são feitas as inscrições. A taxa custa R$ 140.

Para se inscrever, é preciso ser brasileiro nato e ter, no máximo, 23 anos de idade no dia 31 de dezembro deste ano. É necessário ainda ter concluído ou estar terminando o ensino médio em 2018. A instituição de ensino também exige que o candidato tenha CPF próprio.

A distribuição das vagas será feita da seguinte forma: 25 oportunidades serão destinadas exclusivamente aos candidatos que tenham interesse em ingressar na carreira militar no Quadro de Oficiais Engenheiros da Ativa da Força Aérea Brasileira (QOEng). Neste caso, serão 20 postos para ampla concorrência e cinco chances exclusivas para candidatos autodeclarados negros.

Além disso, serão oferecidas mais 85 vagas ordinárias, destinadas aos candidatos que não tenham interesse de ingressar no Quadro de Oficiais Engenheiros: são 68 oportunidades para ampla concorrência e 17 postos para cotas raciais.

Etapas da seleção

Os candidatos passarão por três fases de seleção. A primeira será uma prova objetiva, com questões de Física, Inglês, Matemática, Português e Química. Depois, haverá a aplicação de provas dissertativas, em dois dias, de Física, Matemática e Química, além de redação.

As provas — com quatro horas de duração — serão aplicadas em várias cidades do país: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campinas (SP), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Juiz de Fora (MG), Londrina (PR), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro, Salvador (BA), São Luís (MA), São José dos Campos (SP), São José do Rio Preto (SP), São Paulo, Teresina (PI) e Vitória (ES).

Por fim, os concorrentes serão submetidos à inspeção de saúde, em São José dos Campos (SP).

Os classificados deverão de apresentar à instituição de ensino no dia 13 de janeiro de 2019 (domingo).

Curso de formação

O curso de graduação em Engenharia do ITA tem duração de cinco anos. Os dois primeiros anos são comuns a todos os estudantes (é o chamado curso fundamental). Nos últimos três anos, há formação profissional específica.

As especialidades de Engenharia oferecidas são: Aeroespacial, Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, de Computação, Eletrônica e Mecânica-Aeronáutica.

Após a conclusão do curso de graduação, os alunos que optaram pela carreira militar e que tiverem sido convocados como aspirantes a oficial serão promovidos ao posto de primeiro-tenente, podendo ser transferidos para quaisquer organizações da Aeronáutica, conforme a conveniência e a necessidade da Força Aérea Brasileira (FAB)

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM EMPREGOS E CONCURSOS :

Ver mais em Empregos e Concursos