Educação

Itaú Cultural oferece especialização em gestão cultural gratuita

Interessados podem se inscrever até as 18h do dia 4 de março pela internet

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

O Itaú Cultural, em parceria com o Instituto Singularidades, abriu inscrições para o curso gratuito de Especialização em Gestão Cultural Contemporânea: da Ampliação do Repertório Poético à Construção de Equipes Colaborativas. Os interessados podem se inscrever até as 18h do dia 4 de março, exclusivamente pela plataforma da Escola Itaú Cultural (escola.itaucultural.org.br). 

Para se candidatar, os interessados devem ter mais de 18 anos, possuir curso superior completo e atuar como gestor cultural, por no mínimo três anos, não sendo necessário, no entanto, que esteja ligado a uma instituição cultural, seja ela pública ou privada. Serão oferecidas 35 vagas, sendo sete delas reservadas para ações afirmativas. 

O objetivo do programa é pensar o universo da gestão cultural, que envolve desde modelos de liderança até questões relativas às políticas públicas para o setor, tendo como base dados concretos e empíricos, mas também discussões e vivências em diferentes áreas de expressão artística, com suas poéticas específicas e pontos de convergência. 

O curso será disponibilizado gratuitamente na plataforma da Escola Itaú Cultural, em formato híbrido, mesclando as aulas presenciais ao ensino a distância. É direcionado a profissionais com experiência comprovada em gestão cultural e familiaridade com práticas colaborativas, processos de liderança e de mediação com o público. A lista de aprovados será divulgada na plataforma Escola Itaú Cultural no dia 18 de maio (terça-feira).

A capacitação tem início em de agosto de 2021 e termina em agosto de 2022. É composto de 11 módulos, ministrados por educadores, pesquisadores e artistas, que atuarão em conjunto e em diferentes formatos de aula, com carga horária total de 360 horas, das quais 192 são presenciais e 168 a distância. As aulas têm periodicidade mensal, com duração de três a quatro dias, das 9h às 18h. O edital completo pode ser acessado no site www.itaucultural.org.br.