Arte e Decoração

Já ouviu falar em painéis ripados? Veja como eles te ajudam na decoração

Intenção das peças é dar mais estilo sem precisar gastar tanto

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Na busca por um estilo diferenciado na decoração da sua casa ou escritório? Uma boa opção para quem quer gastar pouco mas chegar na autenticidade são os chamados painéis ripados. Eles consistem em uma técnica de marcenaria que, como o nome diz, consiste na aplicação de ripas de madeira em uma superfície, criando efeito versátil e prático.

“Seja para criar um efeito de divisória entre ambientes, escondendo alguma porta ou móvel, ou simplesmente para levar ao décor um traço de elemento 3D, o resultado do ripado é sempre surpreendente e costuma agradar todos os seus clientes”, explica sobre os painéis a arquiteta Roberta Iervolino Giglio, à frente do escritório Figa Arquitetura.

Um dos maiores diferenciais dos painéis ripados é a sua multifuncionalidade. Segundo Roberta, eles são capazes de transitar pelos mais diversos estilos de decoração – desde o clássico até o contemporâneo – agregando à marcenaria um aspecto eficaz e delicado. Porém, sua singularidade vai muito além das funções estéticas. “Os ripados são muito indicados quando é preciso ventilar a parte interna de um móvel ou eletrodoméstico, como frigobar, por exemplo. São perfeitos para adegas”, sugere. 

Roberta acredita que, pelo fato de se tratar de marcenaria, dificilmente os painéis ripados sairão de moda, pois consagraram-se como soluções atemporais para salas, cozinhas e quartos. Por meio do uso da madeira, principalmente em tonalidades leves, os ambientes ainda podem tirar proveito das sensações de conforto e aconchego. Ademais, a durabilidade da matéria-prima não demanda manutenção – com exceção da higienização, indispensável para qualquer tipo revestimento.