Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > mundo
Whatsapp Whatsapp
MUNDO

Jovem gay decide ficar um ano sem transar para poder doar sangue

Jay quer provar que regras para doação no país são insensatas

Redação iBahia • 17/08/2016 às 20:50 • Atualizada em 27/08/2022 às 12:23 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Um jovem de 21 anos decidiu ficar sem fazer sexo durante um ano para poder doar sangue. Jay Franzone é gay, mora em Boston, nos Estados Unidos, e já está em abstinência há oito meses.
O órgão responsável pelas normas de saúde no país, o FDA (Food and Drug Administration), proíbe homossexuais de ter qualquer contato sexual por 12 meses caso eles queiram se tornar doadores. A regra mudou, permitindo agora a doação, já que até o ano passado gays não poderiam doar sangue nunca.
Segundo informações do jornal britânico 'The Independent', Jay tomou a decisão de ficar sem transar até janeiro de 2017 para mostrar que a regulamentação não é correta e é insensata, principalmente analisando a escassez de sangue nos bancos do país.
Para ele, as autoridades de saúde estão baseando a política no estigma de que todo gay é soropositivo. "Sabemos que isso não é verdade", falou. Jay afirma que esse tipo de regra só alimenta o preconceito de que pessoas homossexuais são inferiores.
O jovem acredita que deveria existir um método mais justo de seleção. "Meu melhor amigo heterossexual pode transar com 25 mulheres em um mês, sem proteção, e doar. Se eu fizer sexo oral uma única vez em um ano, não posso. É absolutamente ridículo quando se comparam os riscos", disse ao jornal.
Crise nos bancos de sangue
O assunto ganhou destaque nos Estados Unidos depois do atentado na boate Pulse, em Orlando, que aconteceu em junho e deixou mais de 50 pessoas mortas e outras dezenas feridas.
Os baleados foram para hospitais precisando de cuidados e cirurgias. Consequentemente, os estoques de sangue diminuíram bastante. Na época, o prefeito de Austin, no Texas, chegou a dizer que comprar um rifle não deveria ser algo mais fácil do que um homem gay doar sangue.
Ataque em Orlando foi maior atentado terrorista contra homossexuais da história
Recentemente, a Cruz Vermelha Americana fez um apelo pedindo doações de sangue e plaquetas. Depois de receber 39 mil doações a menos do que o esperado, a instituição afirmou que os pacientes estão precisando de sangue "desesperadamente".
Segundo o site Uol, a regra dos 12 meses também é usada no Reino Unido e no Brasil, de acordo com a Pportaria 2.712 do Ministério da Saúde. O FDA afirmou que a decisão é baseada em evidências científicas e counicou que deve continuar pesquisando o assunto.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MUNDO :

Ver mais em Mundo